sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Google Docs ganha suporte a reprodução de vídeos

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Google Discovery de Ricardo Fraga em 07/01/11

docs logo Google Docs ganha suporte a reprodução de vídeosDesde que o Google permitiu, no início de janeiro do ano passado, que os usuários enviassem qualquer tipo de arquivo, o Google Docs virou uma espécie de pen drive virtual. Eu mesmo hospedo, no serviço, tudo quanto é tipo de arquivo.

Além dos mais básicos (doc, xls, pdf), costumo arquivar vídeos no GDocs. Vocês devem estar se perguntando: mas você arquiva vídeos no Google Docs, sendo que há o YouTube exatamente para isso? Sim, é isso mesmo. E o principal motivo que me leva a tomar tal decisão é o fato de eu poder permitir, assim, que outras pessoas efetuem o download rapidamente do vídeo, sem a necessidade de usar algum programa ou extensão para baixar os vídeos do YT.

Apesar de toda a facilidade que o GDocs me dava para compartilhar os vídeos, meus amigos eram obrigados a baixá-los caso quisessem apenas assisti-los. Pensando em usuários como eu, o Google acaba de anunciar a possibilidade de se assistir vídeos hospedados diretamente no serviço.

Ao clicar em um vídeo hospedado, uma nova guia será aberta, e um player (similar ao do YouTube) será carregado. Ainda na nova guia, o usuário encontrará informações adicionais sobre o arquivo, incluindo o proprietário (seja o arquivo compartilhado ou não) e quando o arquivo foi enviado, além de ter a opção de efetuar o download dele.

google docs videos Google Docs ganha suporte a reprodução de vídeos

Para que seja possível executar os vídeos diretamente do Google Docs, o usuário deverá ter, obrigatoriamente, o Flash instalado. Os arquivos deverão respeitar o tamanho máximo de 1 GB, e estarem em um dos seguintes formatos: WebM, MPEG4, 3GPP, MOV, MPEGPS, WMV e FLV. Segundo o Google, a resolução máxima para reprodução é de 1920 x 1080.

O Google alerta, ainda, que duas mensagens de erro podem ser exibidas:

  • O vídeo ainda não foi processado: tente abrir o arquivo novamente mais tarde.
  • Não foi possível processar este vídeo: o arquivo de vídeo pode estar corrompido ou o vídeo foi enviado em um formato que não funciona com o reprodutor. Escolha outro formato ou tente fazer upload do vídeo novamente.

Caso queiram ver o player do Google Docs em ação, acessem o Doodle especial de final de ano. :)

Agradecimentos ao leitor Rafael Donis pela dica!

---
Artigos relacionados no Google Discovery

  • YouTube lança versão experimental com suporte a HTML5
  • Google disponibiliza suporte a protocolo sitemaps para vídeos
  • Google Docs ganha cabeçalho e rodapé
  • Controle também o YouTube com o FoxyTunes
  • YouTube ganha ferramentas para desenvolvedores


  •  
     

    Coisas que você pode fazer a partir daqui:

     
     
    TwitThis
    Share |

    0 comentários:

    ;

    Pesquisa na WEB

    assine o feed

    siga no Twitter

    Postagens

    acompanhe

    Comentários

    comente também