quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O design de interface dos campeões

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Arquitetura de Informação de Fabricio Teixeira em 03/01/11

Ainda na onda das retrospectivas do ano que acabou de acabar, encontrei esse post que retomava as 12 melhores ideias em Interface Design de 2010. Escolhi minhas 6 ideias preferidas e detalhei mais sobre elas aqui no blog, para quem ainda não teve a oportunidade de conhecê-las. Interessante como algumas incorporam tecnologias e referências do mundo geek em objetos cotidianos. Uma bela dose de inspiração para o ano que acaba de começar :)

Gesture Remote

Ao invés daqueles controles remotos cheios de botões e opções pouco utilizadas, que tal um controle remoto que responde a gestos? O gadget, que parece inspirado nos trackpads e magic mouses da vida, permite que o usuário troque de canal, ajuste o volume e até navegue por sites de relacionamento apenas movimentando o dedo sobre o aparelho. Confira o vídeo de demonstração:

Mozilla Seabird

O celular-conceito criado com colaboração do Mozilla Labs possui um sistema que projeta a interface do telefone em outra superfície, resolvendo o problema de falta de espaço na tela dos aparelhos. O próprio teclado é projetado na mesa em tamanho maior para melhorar a usabilidade das teclas. Futurista demais?

John's Phone

Menos é mais. Dizem. Daí que criaram um telefone que faz exatamente o que um telefone foi concebido para fazer: receber e efetuar ligações para outros telefones. Mais nada. A ideia é simplificar ao máximo o aparelho, retirando todas as funções que seriam inúteis ou inacessíveis para muitos dos usuários. Assim qualquer um consegue usar.

Speed Dial

Ao invés da tradicional combinação numérica, uma nova interface para cadeados: o segredo é destravado com uma sequência de movimentos direcionais para cima, para baixo e para os lados. Segundo os criadores do projeto, a lógica é que os movimentos direcionais são mais intuitivos do que os números, principalmente para pessoas mais velhas ou com alguma deficiência visual – já que você não precisa olhar para o cadeado para destravá-lo. Também te lembra a tela de unlock dos celulares Android?

Ideo ATM

Também em 2010, a Ideo desenvolveu para o banco BBVA um projeto de caixa eletrônico com interface touch, como já mostramos aqui no blog – o que eles chamam de Future of Self Service Bank. Um único orifício para cartões, dinheiro e recibos, além de uma interface extremamente simplificada para evitar confusões na hora de realizar uma operação. A máquina também lida muito bem com a transição entre o digital e o físico na hora de entregar o dinheiro e os recibos – veja no vídeo-case do projeto.

Flipboard

O design do webdesign sem o design do caburetê. Qualquer que seja o nome dessa onda minimalista do design, parece que ela ganhou muitos adeptos em 2010. Um deles foi o Flipboard, aplicativo de iPad que promete melhorar a experiência de navegação na hora de consumir conteúdo (seja de um blog, do seu Google Reader ou de algum site de rede social que você faça parte). Abaixo o vídeo de apresentação do aplicativo.

Mais? Veja aqui a lista completa.



 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também