quarta-feira, 30 de março de 2011

TEROOS – um pequeno robô avatar controlado via Skype

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Techzine de Rael em 23/03/11

teroos-robo-avatar

Idéias deste tipo não poderiam vir de outro lugar, se não do Japão. Não é mesmo?

Um grupo de cientistas da Universidade de Keio em Tóquio desenvolveram uma alternativa um tanto interessante para aprimorar a comunicação a distância com outras pessoas.

robo-teroosTrata-se de um pequeno robô que é equipado bem no ombro de uma outra pessoa (vide foto ao lado), comportando-se de forma semelhante a um papagaio de pirata high-tech…

Mas o seu grande diferencial é que por trás deste conglomerado de fios e servo-motores, existe uma pessoa de verdade, que comanda as suas ações, acompanhando o seu colega aonde quer que ele esteja, sem deixar de se comunicar com as pessoas ao seu redor.

Seu funcionamento é basicamente da seguinte forma: Uma vez ligado o robô, ele se conecta remotamente via Skype com outra pessoa – que poderá se comunicar via voz com as pessoas graças ao fone e microfone embutido no robozinho, sem contar a sua câmera acoplada na cabeça, que transmite também em tempo real o que o avatar está enxergando!

Desta forma, o usuário poderá controlar a visão de seu avatar, movendo a câmera para os lados, além de expressar emoções que refletem diretamente nos olhos do robô.

Sinceramente, eu não teria coragem de andar em público com uma criatura destas no meu ombro, mas tratando-se do Japão – onde a robótica é levado muito mais a sério, não me espantaria se daqui há alguns anos esta idéia se tornar uma prática comum por lá.

Entretanto, ainda não há qualquer previsão sobre a disponibilidade comercial deste robô, mas logo abaixo você confere um vídeo demonstrando o funcionamento do TEROOS…

Não deixe de assistir!

Via | CrunchGear

Vídeo: Robô-Avatar TEROOS em ação!

TEROOS – um pequeno robô avatar controlado via Skype - publicado originalmente no Blog: Techzine / Antenando.com.br

Matérias Relacionadas:


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também