sexta-feira, 22 de abril de 2011

AeroBee – a evolução do ePaper?

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Techzine de Rael em 18/04/11

e-reader-aerobee-painel-qr-lpd

E-Paper / E-Ink são palavras muito conhecidas quando se trata de e-readers – os leitores de livros digitais.

Mas agora, a empresa japonesa Bridgestone apresentou um novo display conhecido como QR-LPD (Quick Response Liquid Power Display) que promete revolucionar a tecnologia em exibição de imagens para e-readers.

Para começar, este display é flexível – ou seja, dependendo de sua aplicação, ele pode ter propriedades maleáveis permitindo dobrá-lo ou aplicá-lo em superfícies curvas.

painel-qr-lpdAlém disso, este é um display colorido, e no protótipo mais recente da empresa (que traz o nome AeroBee), O painel QR-LPD foi aplicado em um gadget com display do tamanho de uma folha A4 – trazendo uma experiência mais próxima a de um papel comum.

Mas além disso, um dos principais benefícios desta nova tecnologia é o tempo de resposta. Na demonstração em vídeo que você confere mais abaixo, o usuário pode simplesmente desenhar ou pintar objetos na tela que a resposta é imediata, pois esta tecnologia utiliza uma espécie de pó eletrificado que se "desloca no ar" com a aplicação de voltagem em eletrodos, permitindo uma resposta mais rápida ao sinal da caneta stylus. Além disso, até mesmo a renderização de imagens é feita de modo diferente ao display e-paper convencional.

O protótipo que a empresa utilizou para fazer sua apresentação em um evento em Tokyo contava com as seguintes especificações:

  • Display de 13,1 polegadas (tamanho A4) em cores;
  • Tela sensível ao toque com uma caneta stylus especial;
  • Sistema Operacional Linux 2.6.24;
  • Processador ARM11 533MHz;
  • 128MB de memória RAM;
  • Conectividade Bluetooth, Wi-Fi, Mini-USB 2.0;
  • Slot para cartão de memória;
  • Microfone integrado e entrada para fone (3,5mm);
  • 13 mm de espessura e pesa 730g;
  • Bateria Lithium-ion;

Realmente é uma tecnologia bastante promissora, mas até o momento não foi mencionado nada a respeito da autonomia da bateria em um display com esta tecnologia. Se o consumo de energia for consideravelmente maior a de um painel e-Ink, então teremos um pelo ponto negativo para o painel QR-LPD. Caso contrário, diga adeus à tecnologia e-Ink.

Por enquanto, a Bridgestone pretende focar a comercialização deste aparelho apenas no mercado corporativo. Então, para ler as suas revistas em um brinquedinho como este, você vai precisar aguardar um pouco mais.

Não deixe de conferir abaixo a demonstração do AeroBee.

Via | CrunchGear

Vídeo: Leitor de e-books AeroBee com display QR-LPD

AeroBee – a evolução do ePaper? - publicado originalmente no Blog: Techzine / Antenando.com.br

Matérias Relacionadas:


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também