Enviado para você por Penha através do Google Reader:
Olá leitores da MestreSEO,
Neste último final de semana fui convidado a palestrar no EDTED em Belo Horizonte, através da empresa patrocinadora do evento, a netRevenda. Na oportunidade, levei ao público uma parte do nosso processo de SEO, a verificação inicial do projeto, o chamado checklist de SEO.
Em 20 minutos mostro alguns dos principais problemas que existem nos projetos que trabalhamos aqui na MestreSEO. Abaixo você consegue ver os slides da apresentação, o vídeo gravado pelo nosso amigo, Márcio Junior, e por fim, a listagem em tópicos do checklist apresentado na palestra.
O Checklist de SEO
Vídeo da Apresentação no EDTED em BH
Parte 1
Parte 2
Itens do Checklist de SEO
No Domínio
Hospedagem
- Tempo de carregamento
- Estabilidade
Arquitetura
- Existência de categorias?
- Existência de páginas filho em apenas uma categoria pai?
- Links internos quebrados?
- As URLs condizem com a estrutura de relacionamento das páginas?
URLs canônicas
- Possibilidade de acessar o site com ou sem www?
- Existência de parâmetros de ID na URL?
Robots.txt
- Verificação de quais diretórios podem ou não ser lidos
- Regra exclusiva para um bot?
Sitemap.XML
- está criado?
- Listagem de todas as URLs existentes no website
- fornece as URLs canônicas
Página de 404
- A página de 404 existe?
- Retorna o código 404?
Na página
Titulo
- Existem títulos duplicados? (GWT + Xenu)
- Existem títulos muito longos? (GWT + Xenu)
- Existem páginas sem títulos? (GWT + Xenu)
- Existe a keyword no título? (Xenu + Excel)
- Qual a posição da keyword no título?
- Quantas ocorrências da keyword existem no título?
Meta Description
- Existem meta descriptions duplicadas? (GWT)
- Existem meta descriptions muito longas? (GWT)
- Existem páginas sem meta descriptions? (GWT)
- Possui um call to action na meta description?
Conteúdo
- A página possui conteúdo único?
- A home possui um conteúdo relevante as principais keywords do website?
- As principais keywords já possuem landing page com conteúdo único e relevante?
- Analisar as palavras long-tail que possuem a menor competição e maior volume de busca para produção de páginas que ataquem estas palavras.
Imagem
- presença do ALT text?
- ALT text bem descritivo e com keyword?
- URL amigável?
- tamanho do arquivo
- Contexto da imagem
URL
- Presença de keyword na URL?
- URL completamente amigável?
- Possui parâmetros de sessão ou tracking?
Artigo produzido por MestreSEO, empresa especializada em Otimização de Sites. Não perca a oportunidade de conferir as nossas ferramentas de SEO.
Artigo Original: Checklist de SEO
Aprenda mais sobre SEO, Links Patrocinados e Social Media
Curso de SEO
Aproveite a oportunidade para participar do nosso Curso de SEO. Garanta já a sua vaga: http://www.mestreseo.com.br/curso-de-seoCoisas que você pode fazer a partir daqui:
- Inscrever-se no Mestre SEO usando o Google Reader
- Começar a usar o Google Reader para se manter facilmente atualizado sobre todos os seus sites favoritos
0 comentários:
Postar um comentário