sexta-feira, 22 de julho de 2011

Dispositivo auxilia deficientes visuais a perceberem objetos

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Techzine de Rael em 01/07/11

dispositivo-sonar-deficientes-visuais

Lá na Universidade Hebraica de Israel está em desenvolvimento um novo dispositivo capaz de auxiliar deficientes visuais a se locomoverem de um lugar para outro com mais facilidade. Isto porque o dispositivo utiliza-se de uma técnica semelhante a um Sonar para detectar objetos em seu caminho.

Instalado na cabeça do usuário, o aparelho começa a emitir feixes invisíveis que conseguem detectar objetos em até 10 metros de distância. Desta forma, vários sensores se encarregam de mapear a distância e altura de todos os objetos mais próximos, respondendo ao usuário com uma vibração em escala gradual, ou seja: se um objeto estiver distante, a resposta será com uma vibração leve, e à medida que este objeto se aproxima do usuário, a vibração passa a ficar mais intensa.

Desta forma é possível simular uma imagem improvisada a partir das vibrações, dando uma idéia ao deficiente visual do que tem à sua frente.

Infelizmente este tipo de dispositivo não levará ao usuário a possibilidade de leitura (tradicional) ou percepção de cores, mas o simples fato de poder "sentir" objetos à sua frente, já é de fato um grande avanço, e além disso, o equipamento possui uma curta linha de aprendizado, podendo iniciar a sua utilização de forma eficiente em questões de minutos.

Mas infelizmente este dispositivo ainda está em fase de pesquisa e desenvolvimento, e não temos qualquer previsão de sua disponibilidade comercial.

Qualquer novidade, atualizaremos o post.

Via | Ubergizmo

Dispositivo auxilia deficientes visuais a perceberem objetos - publicado originalmente no Blog: Techzine.com.br
Siga-nos no Twitter: @TechZineBR

Matérias Relacionadas:


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também