quinta-feira, 16 de agosto de 2007

SP: feira de invenções reúne trabalhos de estudantes



Marcelo Pedroso

Direto de Taubaté


Uma chave de fenda que multiplica os giros, um macaco para cargas pesadas e um suporte para o transporte de tijolos são as invenções selecionadas pelo Senai (Serviço Nacional de aprendizagem Industrial) de Taubaté (SP) para uma exposição que acontece esta semana no pavilhão de exposições do Anhembi.
» Veja mais fotos
A exposição, denominada Inova Senai, acontece entre os dias 16 e 18 de agosto na capital paulista, com o objetivo de incentivar e disseminar a produção tecnológica desenvolvida por estudantes da instituição. A premiação dos projetos vencedores será no dia 19.
Criatividade, economia e simplicidade foram alguns dos quesitos empregados para a seleção dos projetos. "Em Taubaté, os projetos foram parte do trabalho de conclusão do curso de técnico em mecânica. Eles obedeceram a critérios de inovação, praticidade e viabilidade econômica", disse o diretor da unidade, Fernando Takao.
Segundo Fernando, o Inova Senai acaba colaborando para estimular outros alunos da unidade à posterior participação na feira de invenções.Economia
Sobre a chave multiplicadora, Takao destaca o aspecto de economia de esforço. "Com um sistema mecânico, a chave multiplica o número de voltas. Com apenas uma torção na base, a chave chega a sete voltas no final."
O mesmo aspecto também foi apontado como diferencial no caso do macaco para cargas pesadas. "Ele permite um esforço menor para uma carga maior. Permite a uma mulher, por exemplo, erguer uma camionete para trocar o pneu."
Já em relação ao suporte para os tijolos, o diretor ressaltou a redução de perdas e redução no tempo de transporte. "Quando se transporta os tijolos em uma empilhadeira, por exemplo, um pequeno solavanco pode derrubar a pilha. O suporte desenvolvido pelo aluno já está sendo utilizado no depósito de materiais de construção do pai dele."
Idealizador do suporte para tijolos em parceria com Edevarde Moreira da Silva Júnior e Eliandra Salvati Gomes, o estudante Evandro Luis Cordeiro colocou na ponta do lápis a economia representada pela invenção.
"Os funcionários do depósito do meu pai descarregavam e carregavam cinco mil tijolos manualmente. Esse processo demorava meio dia, com dois funcionários e tinha uma perda de material de 5%. Com o suporte móvel, o trabalho é feito por uma pessoa e leva apenas duas horas, sem perdas."
Hoje, o depósito já trabalha com seis suportes móveis, com capacidade para mil tijolos cada. Para Cordeiro, a apresentação de projetos como este em feiras serve para enriquecer o currículo dos estudantes. "Acredito que isto sirva como diferencial na disputa de uma vaga de trabalho."Concorrência
Ao todo serão apresentados no Inova Senai deste ano 100 trabalhos inéditos, sendo 21 de docentes e 79 de alunos. Os projetos são oriundos das 50 escolas da instituição instaladas no Estado de São Paulo.
A exposição ocupará 3 mil metros quadrados e apresentará projetos para as mais diversas áreas de atuação. Para cada uma das dez categorias, oito de alunos e duas de docentes, serão escolhidos os três melhores trabalhos, que receberão medalha e certificado de participação.
O julgamento será embasado nos critérios de criatividade, originalidade e inovação, método científico, desenvolvimento do trabalho, demonstração, montagem final e resultados. A comissão julgadora será formada por representantes do meio acadêmico, instituições tecnológicas e empresas.

Fonte: Redação Terra
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também