terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Índios sioux rompem tratados firmados com os EUA há 150 anos



WASHINGTON (AFP) — Os indígenas lakota, verdadeiro nome dos sioux, cujos caciques mais famosos foram 'Touro Sentado' e 'Cavalo Louco', romperam os tratados firmados por seus ancestrais com os Estados Unidos há mais de 150 anos, anunciaram nesta quarta-feira representantes da tribo.

"Não somos mais cidadãos dos Estados Unidos da América e todos que vivem nas regiões dos cinco estados que compreendem nosso território são livres para se unir a nós", declarou Russel Means em entrevista coletiva em Washington.

Segundo Means, serão emitidos passaportes e licenças para dirigir a todos os habitantes do território indígena que renunciarem à cidadania americana.

Uma delegação dos Lakota informou sua decisão ao Departamento de Estado na segunda-feira passada, quebrando unilateralmente os tratados assinados com o governo americano há mais de 150 anos.

Os acordos são "palavras sem valor sobre papel sem valor" e foram "violados em múltiplas oportunidades para roubar nossa cultura, nossa terra e nossos costumes".

"Assinamos 33 tratados com os Estados Unidos que não foram respeitados", disse Phyllis Young, uma militante que ajudou a organizar a primeira conferência internacional sobre os direitos dos indígenas, em 1977.
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também