sexta-feira, 25 de abril de 2008

Prefeitura do Rio oferece mais de 5 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos

RIO - A prefeitura do Rio, em parceria com a Obra Social, está oferecendo 5.066 mil vagas para mais de 20 cursos profissionalizantes gratuitos, através do programa Casas de Capacitação. Doces e salgados, pães e biscoitos, bolos e tortas, cabeleireiro, manicure, pedicure, corte e costura, reparo de eletrodomésticos, instalações elétricas domiciliares, embalagem e artesanato são alguns dos cursos regulares oferecidos pelo projeto. Entre os especiais destacam-se: formação de babás, cuidadores de idosos e educadores para creches Confira os cursos oferecidos por cada centro de capacitação
O período de inscrição vai até 30 de abril, das 8h às 16h. As inscrições são feitas por ordem de chegada. Os cursos têm duração de dois meses - de 5 de maio a 11 de julho. A prefeitura disponibiliza 13 locais de incrição diferentes na cidade.
Para participar, basta ter mais de 16 anos e ser morador da cidade do Rio de Janeiro. No ato da inscrição, os candidatos devem levar a carteira de identidade e um comprovante de residência. Confira os locais de inscrição.
Na área de Hotelaria, por exemplo, são oferecidos cursos de camareira, barista, barman, mensageiro de hotel e garçom. E na área de gastronomia, os cursos de assistente de cozinha I e II, coordenados pela Chef Roberta Sudbrack. Segundo a prefeitura, cada Casa de Capacitação oferecerá tipos diferentes de formação profissional. Os cursos de hotelaria, por exemplo, somente serão realizados nas unidades de São Conrado, Copacabana e Botafogo.
Em entrevista ao telejornal Bom Dia Rio, nesta quinta-feira, a coordenadora do projeto, Olívia Dorneles, disse que uma das novidades é o curso de banho e tosa, que foi criado devia à grande demanda de profissionais para trabalhar no segmentos dos pet-shops.
- Muitos pet shops estão sendo abertos. Então a gente achou que esse curso ia conseguir capacitar as pessoas para geração de renda. Esse é o principal interesse dos cursos, sempre gratuitos, e idealizados pela professora Mariangeles Maia, presidente da Obra Social da prefeitura do Rio, para que as pessoas possam sair com qualidade para conseguir emprego no mercado de trabalho e gerar renda - disse ela ao programa
O projeto oferece aos alunos todo o material necessário às aulas, além de salas de aula reproduzem os ambientes de trabalho - cozinhas, salões de cabeleireiro. No Centro de Cidadania Rinaldo De Lamare e na Casa Bráulio Pedroso existem ainda ambientes de restaurantes, bares e quartos de hotéis para que os alunos possam vivenciar, na prática, o dia-a-dia de um profissional da área.
Após a conlusão do curso, os alunos que se interessarem em iniciar um negócio próprio podem se inscrever no curso de Empreendedorismo oferecido pela Escola Carioca, para se habilitarem a recorrer ao Fundo Carioca para obtenção de crédito, matéria-prima ou equipamento de trabalho.
Mais informações pelo telefone 2503-4528 ou no site da organização Obra Social do Rio de Janeiro.
Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua

Fonte : Globo On-line

TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também