sexta-feira, 25 de abril de 2008

Árvore viva mais antiga do mundo é sueca; exemplar tem 9.550 anos

EFE
COPENHAGUE - Cientistas da Universidade de Umeå, na Suécia, encontraram no noroeste do país uma árvore conífera de 9.550 anos, a mais antiga e ainda viva já identificada no planeta. O pinheiro, da espécie "Picea abis", além de ser encontrado em toda a Europa, é usado como enfeite natalino nos países nórdicos, apreciado pelos adeptos da jardinagem e empregado na fabricação de violinos da marca Stradivarius.
Sob a copa de uma conífera de aproximadamente quatro metros de altura do Parque Nacional de Fulufjället, na província de Dalarna, pesquisadores acharam partes remanescentes de pinheiros datadas de 375, 5.660, 9.000 e 9.550 anos. Segundo Leif Kullman, professor de Geografia Natural da universidade e diretor do estudo, a idade dos troncos e pequenos galhos foi determinada em um laboratório de Miami, nos EUA, mediante o método conhecido como carbono 14.
A longevidade do pinheiro se explica por sua dupla capacidade de "autoclonagem", de modo que do sistema de raízes nascem novos talos e troncos. Outro fator que contribui para a preservação da conífera são as adaptações às mudanças do clima, que fazem com que árvore evolua na forma de um arbusto encolhido sobre si mesma.

Fonte: Globo On-line
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também