terça-feira, 27 de maio de 2008

Otimizando o Site com o Google Webmaster Tools



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Mestre SEO de Heron Inouye em 26/05/08

Olá pessoal do Mestre SEO. Hoje irei discutir sobre uma questão de otimização de sites muito importante: o Google Webmaster Tools.E o que tem de interessante nele? Lá, você pode checar muitos fatores que o crawler do google enxerga que você não vê. Então, mãos a obra.

Iniciando no Google Webmaster Tools

A primeira coisa é você criar uma conta no Google / Gmail. Se você já tem, ignore esta etapa e entre na página do Google Webmaster Tools e clique no botão continuar. Depois disso, aparecerá essa telinha aqui embaixo. Digite a URL do seu site no campo descrito.

Cadastrando o site no webmastertools

Se você digitar uma URL inválida ou inexistente, ele dará a mensagem: "General HTTP error: Domain name not found". OK, ao cadastrar o seu site, ele entrará numa tela com várias opções de análise e otimizações.

Opções do Webmastertools

Na parte "STATUS", mostra possíveis problemas encontrados pelo crawler. Se tiver algo para consertar, nunca deixe para depois. Mas se é a primeira vez que você entra, então você deve mandar verificar problemas indo na opção "Diagnostics" e clicar no link "Verify". A seguir, darei uma breve descrição de cada opção:

Diagnostics

Analisa problemas de indexação/acesso de conteúdo indentificados pelo crawler. Também é possível checar problemas encontrados nas meta tags.

Para fazer a análise do site, clique no link "verify". Para que seja possível a análise, você precisa adicionar um código google. Pode ser adicionando um pedaço de código na meta tag, ou você pode fazer upload de um arquivo que eles irão criar. Por questões de manutenibilidade, aconselho o método por upload.

Statistics

Aqui é possível checar várias estatísticas, entre elas, as palavras mais usadas nas pesquisas para chegarem no seu site(queries). Além disso, você também pode ver como o crawler enxerga o seu site.

Links

Aqui você pode ver a quanidade de todos os tipos de links que existem relacionadas ao seu site: Os links de outros sites que apontam para o seu site, os links do seu site que apontam para outros sites, e os links que fazem a interlinkagem interna do seu site. Isso é muito bom para avaliar se o seu site irá subir nas pesquisas.

Sitemaps

Nesta parte, você adiciona o sitemap.xml do seu site. Isso já foi explicado no artigo referente a sitemaps, que fala sobre a velocidade de atualização das páginas internas do seu site. Isto é muito útil especialmente se o seu site possui páginas "muito profundas" (páginas que necessitam de muitos cliques para chegar nelas).

Tools

Esta parte é uma das mais interessante. Aqui tem uma análise do seu robots.txt, e você pode configurar quais partes do seu site não serão indexadas. Aqui também tem a parte de busca geográfica, ou seja, configurar a localidade do seu público alvo. Além disso, também é possível mexer na periodicidade em que o seu site é indexado.

Hoje dei uma explicação básica de como mexer no google webmaster tools. Mais pra frente, colocaremos mais artigos específicos a cada item desta ferramenta. Qualquer coisa, comente. Até mais.

Otimização de Sites e Links Patrocinados

Procurando uma empresa séria, experiente e com conhecimento em Otimização de Sites ou Links Patrocinados?
Entre em contato e solicite um orçamento.

Confira toda a lista de artigos em: Mestre SEO

Otimizando o Site com o Google Webmaster Tools


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também