terça-feira, 12 de agosto de 2008

Como construir um blog profissional?



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Carreirasolo.org de Rafael Apocalypse em 31/07/08

Miro Foundacion Mallorca 2008 (27)
Creative Commons License photo credit: geishaboy500

Existem diversas ferramentas disponíveis na web que podem lhe fornecer um blog, entre elas temos a mais famosa, blogger.com atualmente do Google. Existem serviços brasileiros, como o Uol blog, por exemplo, e, no final do ano passado, o mais famoso de todos os sistemas de publicação de conteúdo, o wordpress, lançou o seu serviço oline e gratuito, o wordpress.com.

Além desses sites/serviços, acima citados, exitem o que chamamos de CMS, content management system, ou em bom portugues: sistema de gerenciamento de conteúdo.

Os CMS para blogs, são muitos e existem nas mais diversas linguagens de programação e plataformas, dois deles me impressionam muito e são os que uso e recomendo para todo mundo, o wordpress que você pode pegar no www.wordpress.org e o textpattern que você encontra no textpattern.com.

O primeiro deles é mais famoso e possui uma enorme rede de desenvolvedores que disponibilizam plugins para quase tudo que você pode imaginar.

A desvantagem em fazer o download de um desses sistemas é que você vai precisar contratar um servidor de hospedagem web. Essa contratação tem um custo, não é alto, aliás muito baixo.

Além do servidor você vai precisar também registrar um domínio, como seusite.com.br ou seusite.com, que são as minhas sugestões (apesar de no meu blog profissional eu usar .org).

Mesmo com as desvantagens que citei, ter o seu servidor e seu domínio te permite muita liberdade, entre elas usar o template/tema/layout/design que você quiser no seu site, e também os plugins que você quiser, além claro de transmitir profissionalismo para os seus clientes.

E, claro, não esqueça do conteúdo

Além da ferramenta para publicar seu conteúdo, você deve se preocupar em o que escrever, como escrever, e não menos importante, para quem escrever.

Frequência de publicação, como integrar outros serviços e quais serviços escolher, quando falar sobre seus planos, assuntos pessoais devem ou não estar no mesmo blog? Entre outras coisas é o que vamos falar nessa coluna aqui no carreirasolo.

Mantanhe-se antenado, comente, envie sugestões, fale, expresse-se! Aproveite e use o seu blog para nos enviar um tracback e compartilhar essa conversa com os seus leitores também.

Zemanta Pixie

Compartilhe!


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

Carregando...

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também