terça-feira, 16 de setembro de 2008

Google investe em redes O3B num esforço para conectar milhões de pessoas atr...



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Google Blog-Brasil de Ana Foureaux Frazao em 11/09/08

Publicado por: Larry Alder, Gerente de Produtos

Um aspecto muito importante da missão da Google é tornar todas as informações acessíveis universalmente. Infelizmente, em muitas áreas menos desenvolvidas do mundo, particularmente em países da África, o acesso à internet ainda é muito escasso e caro. Hoje, estamos felizes de anunciar que temos um jeito de ajudar a resolver esse problema: investindo em redes O3B. A missão do projeto O3B é fornecer conexão de internet de alta velocidade e de baixo custo para "outros 3 bilhões" de pessoas em mercados emergentes na Ásia, África, América Latina e no Oriente Médio.

A maioria dos países desenvolvidos de hoje são ligados por milhares de kilometros de cabos de fibra óptica submarina que suportam todo o tráfico da Internet. Essa é uma solução muito efetiva com relação a custos uma vez que a fibra está instalada. Mas em muitas áreas remotas e em desenvolvimento a fibra não está disponível devido a problemas econômicos e às vezes barreiras políticas. Embora os satélites geo-sincronizados que existem hoje alcancem essas áreas, eles fornecem uma conectividade lenta, por causa da distância em que estão da Terra - e eles são caros e constantemente tem que ser substituídos. O O3B planeja trazer serviço de internet do tipo fibra usando uma constelação de satélites de órbita média. Isso significa que a data poderá ser transmitida rapidamente de e para as localidades mais remotas como no interior da África e em pequenas ilhas do Pacífico.

A constelação de satélites O3B fornecerá Internet de alta velocidade, alcançando dentro da casa dos gigabits por segundo. Os satélites orbitarão a Terra a cerca de um terço de altitude que os atuais satélites geo-sincronizados orbitam, o que significa que levará menos tempo para a data viajar de um lado a outro. Isso tudo impplicará em melhores conexões de voz, assim como uma experiência de internet mais eficiente.

O3B planeja começar o serviço no final de 2010, e nós estamos muito empolgados com os prospectos da O3B e sua missão de trazer acesso à Internet para aquelas partes do mundo que precisam mais.

 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

Carregando...

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também