terça-feira, 28 de outubro de 2008

The pirate`s dilemma - O dilema do pirata



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Revolução Etc de Henrique Costa Pereira em 27/10/08


Vocês sabiam que um ladrão de direitos autorais chamado "William Fox", pegou um invento de um senhor chamado Thomas Edson, o cinetógrafo, fugiu de Nova York para uma terra então considerada quase que "selvagem", no oeste americano, longe do lugar onde deveria pagar royalties pelo uso do invento e começou a fazer filmes. Ganharam grana sem precisar pagar licensa de uso do fonógrafo. Estes mesmos piratas ainda estão no oeste, em uma cidade que ajudaram a fundar chamada "Hollywood", e o tal de William Fox nada mais é do que o criador dos estúdios FOX. O mesmo de House, Sarah Connor Chronicles, Family Guy, Prision Break e The Simpsons, séries pirateadas no mundo inteiro.

Estas e outras histórias estão no livro "The pirate`s dilemma" (O dilema do pirata), do jornalista Matt Mason, livro fundamental para entender o cenário de direitos autorais e compartilhamento na era digital e desmistifica alguns estereótipos relacionados a pirataria.

Mason, que começou a carreira como DJ de uma rádio pirata em Londres, disponibiliza seu livro gratuitamente. Se quiser comprar o livro impresso no Brasil você o encontra aqui ou então você pode baixá-lo gratuitamente aqui.

Via Remixtures

Similar Posts:


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também