quinta-feira, 20 de novembro de 2008

As vantagens do Ad Manager



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Undergoogle - Tudo sobre Google! de horta em 18/11/08

Muitos sites sofrem com a carência de um ad serving gratuito e optam por utilizar ferramentas como o OpenX, que cobre as necessidades porém carrega muito o servidor dependendo do volume de acessos do site e até é rejeitado por alguns anunciantes por não passarem a confiança de entrega dos anúncios.

No primeiro semestre o Google lançou o Ad Manager, uma ferramenta que permite gerenciar os espaços publicitários de um site, além de hospedar as peças e gerar relatórios, como já foi adiantado em um post anterior.

Entretanto a idéia desse post é compartilhar algumas experiências com o Ad Manager, no qual você tem total controle sobre os anúncios e que é possível criar os segmentos internos de seu inventário por meio de tags, como por exemplo, mostrar um anúncio apenas para usuários de 15 a 20 anos, ou utilizar os critérios padrões como região geográfica, tipo de conexão, navegador, entre outras opções.

Mostrando o lado positivo de centralizar tudo em uma ferramenta só, há a possibilidade de inserir anúncios calhau com a opção de ativar o AdSense. O que isso significa? Quando não der para mostrar um anúncio de um cliente, seja por não existir ou para balancear a meta dos clientes, o Ad Manager mostra automaticamente os anúncios configurados como calhau e se o Ad Sense estiver ativo, mostrará também os anúncios da rede de conteúdo do Google.

Tomem nota: o AdSense e o calhau concorrem entre si pela receita gerada por cada anúncio. Ou seja, mesmo que o anúncio não lhe gere nenhum retorno financeiro, você pode colocar um valor de CPC (custo por clique) ou CPM (custo por mil) para que as exibições fiquem balanceadas, caso contrário a probabilidade de aparecer Ad Sense é muito maior.

Outro detalhe bacana para quem já usa o AdSense, é que o Ad Manager permite que os anúncios sejam abertos em uma nova janela, com target _blank. Além de possibilitar a migração de configurações como a paleta de cores e critérios de sua conta já existente.

Seguindo o molde de muitos portais que criam "pacotes" para vendê-los aos anunciantes o Ad Manager possibilita essa criação, denominados Produtos. Por exemplo, você pode criar um Produto "Esporte" e inserir todas as páginas que falam sobre esportes. Dessa maneira facilita e economiza tempo ao subir um anúncio escolhendo esse Produto, ao invés de escolher página por página que o anúncio deve aparecer.

Para quem necessita que mais de uma pessoa gerencie a ferramenta, é possível dar acesso para contas de outros usuários com suas devidas permissões, que são elas:

  • Administrador: tem acesso total ao Google Ad Manager e pode editar configurações do sistema e de usuários.
  • Vendedor: pode criar e gerenciar pedidos para vender o inventário.
  • Gerente de vendas: pode criar, gerenciar, editar, aprovar e cancelar pedidos, reservar inventário além do limite e editar canais e critérios de segmentação.
  • Visitante: pode fazer upload de anúncios e acompanhar o desempenho de pedidos e itens de linha.
  • Executivo: pode gerar relatórios e avaliar a eficácia de campanhas.

Os relatórios não deixam nada a desejar, você pode mensurar por anúncios, por vendas, por publicação, por posicionamentos, critérios ou somente do AdSense. Fique tranqüilo, ele não vai te deixar na mão na hora de fazer o pós-venda. E o seu cliente ainda pode acompanhar o relatório a hora que quiser, desde que configure a conta dele com a permissão cabível a ele.

O produto ainda está em fase beta, algumas funcionalidades podem não funcionar como o esperado. Encontrei alguns problemas principalmente na parte de adicionar outros usuários, que alguns já foram resolvidos, por isso é sempre bom ficar de olho nas atualizações.

Essa foi uma breve introdução a esse produto que ainda é pouco ou nada conhecido/utilizado no mercado, mas que promete muito. O programa (http://www.google.com/admanager) é gratuito é você só precisa ter uma conta no Google.

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Juliana Horta : é Relações Públicas e atualmente trabalha como analista de search engine marketing da agência interativa em São Paulo. Mantém os blogs Minhahorta e Burburim


 
 

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