quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Blogger - As Vantagens do Patinho Feio Mais Popular de Todos



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Undergoogle - Tudo sobre Google! de Nospheratt em 19/11/08

O Blogger (ou Blogspot) é uma das plataformas de blog mais populares do mundo. No entanto, ele é o patinho feio dessas mesmas plataformas, por duas razões.

Primeiro, porque ele é o patinho feio dos serviços Google. A empresa não dá a ele a mesma atenção e investimento que dá a outros serviços, como Gmail, Adwords e Adsense. Não existe um grande cuidado com as funcionalidades e o funcionamento do serviço, nem com a utilização dele.

Como consequência disso, o Blogger se tornou um lugar onde os spammers e os plagiadores tem via livre para fazer o que bem entenderem. O que nos leva à segunda razão para que ele seja o patinho feio das plataformas de blogs: o Blogger é visto como um lugar onde somente existem blogs ilegais, spammers e coisas do gênero.

Além disso, o Blogger é desprezado porque não oferece as mesmas ferramentas e funcionalidades do Wordpress.

Apesar disso tudo, ele continua sendo uma das plataformas mais populares. Porquê?

Porque o Blogger, se for bem usado, é um excelente lugar para quem está começando a blogar. Ele não oferece as mesmas possibilidades que o Wordpress, mas tampouco a mesma complexidade; é bem mais simples criar, customizar e manter um blog no Blogger, do que fazer o mesmo usando Wordpress.

E aqui devo fazer uma distinção: existem dois tipos de Wordpress. Um, é o Wordpress.com, que é uma plataforma de publicação semelhante ao Blogger; você se cadastra lá e cria seu blog em um endereço do tipo seublog.wordpress.com. O Blogger é melhor que esse tipo de Wordpress, pois oferece muito mais opções de customização; desde layout até inserção de anúncios.

O outro tipo de Wordpress é o "hosted", que você instala no seu servidor. Este Wordpress é o que oferece bem mais funcionalidades que o Blogger, mas também é bem mais complexo, tanto na instalação como na manutenção.

Algumas das Vantagens do Blogger

  • É grátis;
  • Você cria seu blog em 3 passos simples;
  • Não é necessário se preocupar com excesso de banda ou de uso de servidor;
  • A curva de aprendizado para utilizar o sistema é pequena;
  • Sistema de widgets, que permite administrar facilmente os elementos do blog (sidebar, cabeçalho, rodapé);
  • Ele permite que você receba por email todos os seus posts e comentários;
  • Ao contrário do Wordpress.com, ele permite livre customização do layout e inserção de anúncios publicitários.

Novas Funcionalidades e Melhorias

Apesar de ainda não receber os mesmos cuidados que outros serviços Google, de uns tempos para cá o Blogger está sendo constantemente melhorado, com novas funcionalidades adicionadas. Algumas delas são:

  • Categorias (por incrível que pareça, elas apareceram recém em 2006);
  • Possibilidade de adicionar um domínio próprio;
  • A opção de baixar o blog em formato XML, o que facilita o backup e a migração do blog;
  • Comentários inline (na mesma página do post);
  • Anúncios Adsense dentro do post;
  • Integração com o Feedburner;
  • Integração com Google Docs e Google Gadgets;
  • Integração com o Picasa;
  • Possibilidade de agendar posts para publicação futura.

Essas não são listas exaustivas, existem muitas outras funcionalidades; mas seria impossível listá-las todas aqui. Além disso, há centenas de layouts diferentes disponíveis na web, para customizar facilmente o visual do seu blog.

O Que Ainda Falta

Uma das grandes ausências na lista de funcionalidades, são os trackbacks e pingbacks. Infelizmente, não há previsão de que eles sejam adicionados ao Blogger.

Também seria bacana contar com a facilidade dos plugins, mas devido ás limitações do sistema usado pelo Blogger (XHTML), não creio que veremos algo assim tão cedo.

No entanto, existem vários hacks que podem ser usados; e embora eles não sejam tão práticos e simples como os plugins, suprem várias carências nessa área. A comunidade de usuários e desenvolvedores do Blogger é bastante ativa (até mesmo mais ativa do que o próprio time do Blogger) e está constantemente criando e disponibilizando novos hacks, tutoriais e widgets.

Uma Visão Equilibrada

Muita gente acha que o Blogger é uma bela porcaria, uma terra de ninguém, uma ferramenta inútil. Outros gostam tanto dele que acham que ele é a melhor plataforma de blogs ever, que ele é perfeito e não fica a dever nada ao Wordpress.

As duas coisas são exageros. O Blogger tem vantagens e desvantagens, fortalezas e fraquezas, qualidades e defeitos. Encarando a questão com realismo e equilíbrio, você verá que a utilidade dele depende de seus objetivos, de suas expectativas e de seu conhecimento.

E sem dúvida, para quem está começando, o Blogger é a melhor opção. Em qualquer dos casos, depende de você: basta saber usá-lo.

Most Popular Posts



Nospheratt : é mulher, blogueira e catedrática em opinologia pitacológica. No Blosque ela ensina o caminho da pedras aos blogueiros novatos, fala sobre Blogger, Wordpress, blogosfera e tudo que tem a ver com blogs.

 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também