quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Bate-papo do Gmail agora também com voz e vídeo



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Google Blog-Brasil de Felix em 11/11/08

Publicado por: Justin Uberti, Engenheiro de Software do Google


Sou um grande fã do bate-papo no Gmail. Poder saltar do e-mail para o bate-papo quando preciso, tudo no mesmo aplicativo, é ótimo para manter a produtividade em alta. Mas não importa o quão rápido a gente possa teclar, ainda há muitas coisas que não se consegue expressar perfeitamente em um bate-papo, mesmo com os novos emoticons.

É por isso que hoje estamos lançando o bate-papo com voz e vídeo –- tudo dentro do Gmail. Tentamos manter isso o mais fácil de usar, transparente e com alta-qualidade de áudio e vídeo possível – e o melhor, de graça. Tudo o que você tem que fazer é baixar e instalar o plugin de voz e vídeo e nós tomaremos conta do resto. E, no melhor espírito de comunicação aberta, desenhamos essa funcionalidade usando padrões de Internet tais como XMPP, RTP e H.264, o que significa que aplicativos e redes de terceiros podem ter interoperabilidade com o bate-papo de voz e vídeo do Gmail.

Uma vez instalado o plugin, para iniciar um bate-papo com vídeo, basta clicar no menu "vídeo & mais" na parte inferior da sua janela do bate-papo do Gmail e escolha "iniciar video chat". Você terá apenas alguns segundos para checar se está apresentável enquanto ele disca, e logo poderá ver e ouvir seu amigo ou amiga ao vivo. Tudo a partir do Gmail. Você pode clicar no ícone de "pop-out" para criar uma janela própria para esse bate-papo, ou clicar no ícone de "tela cheia" no canto superior esquerdo da sua tela para uma experiência de imersão total. Veja essa funcionalidade em ação no vídeo abaixo:




Temos sido usuários assíduos dessa funcionalidade, uma vez que nosso time de desenvolvimento está distribuído entre escritórios dos Estados Unidos e da Suécia. O bate-papo com vídeo realmente mudou o modo como temos trabalhado. Colaboração entre continentes e fuso-horários diferentes é uma realidade para nós, e o bate-papo com vídeo certamente fez nossas vidas mais fáceis (e com menor impacto para o meio-ambiente) na medida em que temos apenas que clicar em "bate-papo" em vez de subir em um avião. E quanto tenho que visitar outro escritório do Google posso usar o bate-papo com vídeo para conectar-me com minha família e amigos.

O Gmail com voz e vídeo gratuíto já está disponível tanto para PCs quanto para Macs, e se você não vir a funcionalidade disponível imediatamente, não se preocupe, isso pode levar algumas horas para estar disponível para todas as contas de Gmail e Google Apps. Se você quer baixar o plugin imediatamente, visite http://gmail.com/videochat.



 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

Carregando...

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também