terça-feira, 25 de novembro de 2008

Dicas de como montar um blog - Parte 1 - Antes de mais nada, procure entende...



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Revolução Etc de Henrique Costa Pereira em 25/11/08


Nenhum outro conselho seria mais apropriado do que este. Blogar com certeza te fará entender um pouco mais sobre o mundo dos blogs, mas parar para refletir, para ler o que já foi escrito, é um passo fundamental. Quer dar um primeiro passo? Comece pesquisando textos que falem sobre blogs. Textos que falem do aspecto social, tecnológico, comercial, etc. Há vários aspectos curiosos do fenômeno que se tornou os blogs no Brasil e no mundo, e procurar entender isso como um primeiro passo é uma tarefa importante.

Procure ler sobre os mais variados pontos de vista e abordagens que puder em outros blogs. Você vai esbarar com blogs feitos por miguxos que narram sua rotina diária de relacionamentos com seus gatos de estimação até blogs de cientistas nucleares. Não sabe onde encontrar estas informações? Abaixo eu montei uma lista de ponto de partida, mas para mais informações, existe um lugar mágico, que tudo que você procurar você encontra: www.google.com.br.

A palavra que resume muito bem os blogs seria "compartilhamento" e sem estes diferentes pontos de vista a web seria pobre. Não vou conseguir resumir aqui nem metade dos vários pontos de vistas e aspectos do mundo dos blogs (também chamada de blogosfera), entretanto vou deixar um ponto de partida. Já adianto que haverá alguns aspectos técnicos como SEO (otimização de mecanismos de busca) por exemplo, que eventualmente você vai esbarrar nas suas andanças pela blogosfera. Ao invés de ignorá-los de início, procure entender antes mesmo de dar seus primeiros passos como blogueiro.

Dicas de leitura:

Nesta lista você vais aprender sobre blogs, blogs corporativos, geoblogs, fotologs, microblogs, videoblogs, podcast, videocast, miguxos, memes, internetês, blogcamps, feeds, SEO e mais um monte de outros conceitos que deixei de fora porque estarão presentes nos próximos artigos. Mas este é um começo.

Similar Posts:


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também