sábado, 29 de novembro de 2008

Orçamento e teste de câmeras compactas



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 


Pensando em comprar um equipamento fotográfico nesse fim de ano, mas não sabe o que escolher? Todas as câmeras disponíveis parecem iguais para você? Os vendedores das lojas não sabem nada dos equipamentos? Você está até pensando em comprar uma Tekpix? Não se preocupe, pois os seus problemas acabaram. Pensando no consumidor leigo, o Dpreview está lançando uma série de artigos que visa testar e fazer o orçamento de câmeras divididas em grupos e usos. A idéia é mostrar para o consumidor a diferença e qualidade de cada equipamento e o preço médio de cada câmera. Os artigos são divididos por categoria e o primeiro a ir ao ar é responsável por analisar câmeras compactas de baixo custo (até U$ 150,00). Estão na briga a Canon PowerShot A470, a Canon PowerShot A590 IS, a Fujifilm Finepix Z20fd, a Kodak EasyShare C1013, a Nikon Coolpix L18, a Olympus FE360, a Panasonic Lumix DMC-LZ8, a Samsumg L210 e a Sony Cybershot DSC-W120.

O artigo segue como se fosse um dos reviews normais do site. Cada câmera é analisada em um capítulo específico. Neles temos uma visão geral do equipamento, suas principais características e uma pequena olhada no menu e botões de controle. É feita uma pequena análise da qualidade da imagem e uma conclusão geral. Porém, o mais bacana é o teste comparativo de imagens. Temos duas comparações de estúdio. Uma é feita com o menor ISO de cada câmera (que podem ser ISO 64, 80 ou 100) e outra é feita com todas as câmeras em ISO 1600. Por mais assustador que pareça, algumas das câmeras conseguem perder detalhes importantes da imagem mesmo no menor ISO usado. Em ISO 1600 todas perdem muitos detalhes, mas nem tanto por conta do ruído e sim por causa dos programas que visam eliminar ele das imagens. Outro teste feito é chamado de Comparação do Mundo Real. Nele as câmeras são levadas a um lugar ao ar livre e são feitas fotos durante o dia com o menor ISO e uma paisagem noturna com o ISO elevado. Em locais onde a condição de luz não é controlada a qualidade das fotos fica pior ainda.

Na conclusão do artigo as câmeras são separadas por categoria e as duas recomendações do site são a Sony Cybershot DSC-W120 e a Panasonic Lumix DMC-LZ8. Sim, estou ouvindo as trombetas do apocalipse. Ao contrário do que qualquer um podia pensar os gigantes da fotografia ficaram de fora da categoria vencedora. Mas, como tudo na vida, o resultado também está aberto à interpretação dos leitores. Os testes estão disponíveis no site e podem ser pesados os prós e contras de cada equipamento. De minha parte posso dizer que esperava mais de algumas das marcas que estavam na lista.


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também