terça-feira, 18 de novembro de 2008

Uma firewall mental protegendo seu tempo e sua atenção: vídeo de Merlin Mann...



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Efetividade.net de augusto em 18/11/08

Merlin Mann é autor do site 43 Folders, que foi a minha principal inspiração inicial para criar o Efetividade.net, em uma época em que a questão de criar condições para a produtividade pessoal ocupava bastante a minha atenção.

Ocasionalmente ele dá palestras sobre temas relacionados, e em março tive a oportunidade de recomendar dois vídeos de efetividade, gravados de palestras ministradas por ele.

E mais um destes vídeos acaba de ser disponibilizado. São 35 minutos de uma palestra ministrada no Google, cujo aspecto central é o valor que damos (ou deveríamos dar) ao nosso tempo e à nossa atenção.

Conforme nossos processos mentais ficam mais importantes para o andamento e o resultado de nosso trabalho, nosso tempo e atenção tornam-se mais valiosos, e o custo de aceitar interrupções que não agregam valor cresce. E o pior: tempo e atenção são recursos individualmente finitos, e a busca por dar mais tempo e mais atenção a tudo que nos rodeia leva a um nível crescente de stress e a ansiedades que não podem ser satisfeitas, a não ser que repensemos nossa vida em níveis essenciais, reconhecendo que não temos tempo para tudo, e que precisamos dar atenção para aquilo que faz diferença positiva - não apenas para nossa atividade profissional, mas também para nossas vidas.

A apresentação dele, caprichosamente editada pelo Google, apresenta esta necessidade de renegociar (conosco mesmo e com os outros) os nossos compromissos, dando um jeito de controlar, restringir e reduzir quem tem acesso a estes recursos tão limitados e valiosos - reduzindo assim o stress e a ansiedade causada por ter de dedicar tempo e atenção a mais coisas do que é desejável.

E o mais interessante: além de apresentar alguns exemplos extremos, ele ainda indica uma série de exemplos de comportamentos que podem ajudar a atender a este objetivo. Recomendadíssimo!

Leia também: Merlin Mann on Maximizing Your Time.

E para conteúdo relacionado em português, leia:


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também