terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Gerencie a publicidade do seu blog com o Google Ad Manager



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Mestre SEO de tecnofagia em 09/12/08

Lançado em Agosto de 2008, o Google Ad Manager veio suprir uma necessidade cada vez maior para os editores: como gerenciar de forma eficiente os espaços publicitários do site?

O Ad Manager gerencia toda a publicidade de forma simples e rápida: espaços para os anúncios, quais banners serão veiculados em cada espaço, quantas vezes será exibido para cada visitante e ainda inclui opções de segmentação geográfica.

O primeiro passo é se cadastrar no serviço gratuito www.google.com/admanager. É preciso ter uma conta Google AdSense.

.1. Definindo os espaços publicitários

O primeiro passo a ser tomado é definir quais os locais do seu site veicularão os banners publicitários. Na primeira página do Ad Manager, clique em Inventário/Espaços de anúncio/Novo espaço de anúncio. Este será o nome do slot de publicidade. Preencha da seguinte forma:

  1. Nome do espaço de anúncio: É a identificação deste espaço, use algo de fácil referência como tecnofagia.com_topo_lateral_esquerda_300×250
  2. Tamanho: Escolha o tamanho do slot, 300×250 por exemplo
  3. Se marcar a opção Maximize a receita de inventário não vendido ou remanescente com o AdSense, o Google inclui anúncios AdSense na rotação dos banners neste espaço
  4. Deixe a opção Atribuir seu espaço de anúncio a um ou mais posicionamentos em branco por enquanto.

Crie quantos espaços desejar, de acordo com o layout do seu site.

.2. Incluindo a marcação dos espaços em seu site

Depois de criar os espaços publicitários, clique em Gerar exemplo de HTML.

Serão criados todos os códigos para incluir no template do seu site: Uma matriz para incluir no header (se você usa Wordpress, coloque no header.php) e as tags individuais para demarcar os locais dentro das páginas.

.3. Criando posicionamentos

O próximo passo é criar posicionamentos, que podem ser entendidos como instâncias de um espaço de anúncio.

Na aba Inventário/Posicionamentos, clique em Novo posicionamento.

  1. Nome: Escolha um nome para o posicionamento (para facilitar o gerenciamento, deixe idêntico ao nome do espaço de anúncio correspondente)
  2. Permitir que os anunciantes do Google segmentem este posicionamento: É opcional, outras opções aparecerão se for marcado, para incluir detalhes como o posicionamento do anúncio na página, locais de exibição e assim por diante. Ajuda anunciantes escolherem sites para anunciar direto com o Google.
  3. A seguir, associe um espaço de anúncio a este posicionamento.

.4. Criando um pedido de anúncio

Agora seu site já tem os slots de publicidade separados no layout e rastreados pelo Ad Manager. A parte mais trabalhosa já terminou. É hora de inserir os anúncios para veiculação.

Na aba Pedidos, clique em Novo pedido de rede de anúncios. E salve esta rede de acordo com seu programa de afiliados (Submarino, Buscapé, Mercado Livre etc) ou, se você vende espaço publicitário diretamente, com o nome do seu Cliente.

Marque um dia e hora para que os anúncios deste cliente específico comecem a aparecer. Se você escolher a publicação imediata, pode levar até 15 minutos para começar a funcionar.

Criada a rede, clique sobre ela para entrar. Depois, clique em Novo item de linha na parte superior: você vai criar um anúncio para esta rede.

Escolha o nome do anúncio (banner_468×60_eletrônicos, por exemplo) e escolha os locais onde este banner será exibido dentro do seu site em Posicionamentos.

Se preferir, marque uma data de término para a veiculação do anúncio.

O campo Tipo de Custo ficará como CPM (custo por mil impressões): para otimizar, deixe todos os banners com custo de 1,00 no início e depois mude de acordo com os ganhos que obtiver. Por exemplo, se a cada mil exibições de um banner do Submarino você ganha uma comissão de R$100,00, pode alterar o valor do CPM para R$100,00. Anúncios com CPM mais caro serão exibidos mais vezes.

Na parte inferior da página, segmente o anúncio: Visitantes dos EUA, por exemplo, não verão utilidade em um banner do Submarino, que não envia produtos para fora. Mas os argentinos, chilenos e uruguaios podem ver anúncios do MercadoLivre, já que possuem suas versões correspondentes lá.

Por último, defina uma frequência de exibição para evitar que o usuário veja o mesmo banner várias vezes no mesmo dia.

.5. Colocando a peça do anúncio no ar

Depois de criado, o pedido aparecerá com uma observação (Precia de anúncios) ao lado. Clique sobre ele para inserir a mídia que será veiculada.

Novamente, escolha um nome para o banner e defina o tipo de mídia:

  • Mídia Flash hospedada: Faça upload do seu swf
  • Redirecionamento de mídia Flash: Informe a URL do swf
  • Rich media: Coloque seu código javascript (MercadoLivre, Submarino, Buscapé etc)
  • Imagem padrão hospedada: Faça upload da imagem
  • Redirecionamento de imagem padrão: Informe a URL da imagem

Salve seu anúncio e, se surgir um pedido de aprovação, aprove.

Em cerca de 15 minutos seu anúncio aparecerá.

Implantei o Google Ad Manager em dois sites www.tecnofagia.com e www.classiflora.net. É possível ver que os espaços ficaram perfeitamente integrados ao layout dos sites. Além disso, é possível compartilhar anúncios: banners podem ser exibidos simultaneamente no Tecnofagia.com e no ClassiFlora.net, por exemplo.

.6. Funcionalidades avançadas

O Google Ad Manager ainda tem outras funcionalidades avançadas, como geração de relatórios de exibição e taxa de cliques, monitoração do inventário e assim por diante. São extremamente úteis para sites maiores com controles mais rígidos da publicidade veiculada. Vale a pena explorar mais.

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