sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

O que fazer em tempo de crise?



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via tolnetwork.com de Rui Augusto em 03/12/08

A crise chegou a todos os sectores da sociedade. Começou pelo sector financeiro, mas rapidamente chegou a outros sectores. Mesmo as grandes empresas estão com dificuldades devido à diminuição do consumo ou a previsões mais alarmantes de um período de crise mais longo.

A internet também está a sofrer e começa logo com a publicidade. Embora em alguns sectores possa não haver diminuição do investimento em publicidade, o mais certo é que 2009 inicie com uma forte redução nos orçamentos das empresas e claro o marketing é logo uma das áreas onde a contenção se fará sentir mais fortemente.

A crise terá impacto na maior parte dos rendimentos dos webmasters e bloggers. Obviamente que nem todos poderão sentir a crise, devido ao nicho onde se posicionam, ou à qualidade e visibilidade dos websites, mas o mais certo é que sistemas como Adsense venham a ser afectados devido a redução de investimento das empresas no Adwords.

Outra das áreas onde as grandes empresas farão cortes é nos novos projectos. Projectos que impliquem grandes investimentos ou estes não sejam prioritários, serão cortados. Mesmo o Google está a considerar cortar no número de trabalhadores. Será que quem sai do Google vem para o mercado da web para implementar sites com Adsense?

Esta diminuição dos investimentos das empresas é uma excelente oportunidade. Quem trabalha em nome individual ou em empresas com poucos trabalhadores e mais dinâmicas tem agora mais oportunidades de implementar novos projectos e de ser bem sucedidos. Com pouco investimento é possível implementar grandes ideias e certamente que a crise terminará brevemente e estes projectos, se forem válidos, terão certamente grande sucesso e rentabilidade.

A promoção destes sites será mais facilitada devido a menor concorrência do marketing da concorrência. Gostaria de ter mais tempo nesta altura para alguma reflexão e para me dedicar a algumas ideias que tenho ou que pudesse vir a ter se pudesse passar mais tempo a planear.
Algumas áreas em que tinha um rendimento estável sofreram uma recaída, o Adsense é um claro exemplo, principalmente nos sites em língua Portuguesa. No entanto isso é compensado por outros sistemas que estão a correr bem. A crise terá também um fim…

Por estas razões o meu foco ultimamente está a ser o conteúdo e o tráfego. Estou a estudar formas de melhorar o posicionamento dos sites nos motores de pesquisa para diversos tipos de tráfego e para mais temáticas. Para isso estou a analisar a origem do tráfego, as pesquisas dos utilizadores que retornam resultados e as que não retornam resultados e a melhorar os backlinks dos sites. O conteúdo de qualidade é certamente a melhor forma de conseguir backlinks.

Também estou a fazer cortes. As despesas têm que ser agora mais controladas, não que tenha muitas, mas é preciso estar atento ao que pode acontecer.

Sobre a pergunta: o que fazer em tempo de crise? A minha resposta é trabalhar e investir com o pensamento colocado no final da crise. Nessa altura, com os melhores e novos conteúdos, com posicionamento nos motores de pesquisa optimizados, com leitores frequentes e até com sites novos, os resultados serão certamente melhores.

E vocês têm um plano a curto ou médio prazo?


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também