terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Entrevista com Pedro Dias do Google



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Mestre SEO de Fábio Ricotta em 05/02/09

Olá leitores da MestreSEO!

Hoje tenho o imenso prazer de publicar a entrevista feita com Pedro Dias, do time de Qualidade do Google na Irlanda(saiba mais sobre o Pedro).

Não vou adiantar nenhum tópico, mas gostaria de agradecer imensamente o Pedro pelo tempo disponibilizado para esta entrevista. Sei que o trabalho é super corrido aí no Google e ficamos muito agradecidos com a sua "presença" na comunidade da MestreSEO e brasileira.


Foto por MeioBit

Vamos à entrevista:

MestreSEO :: Conte-nos um pouco sobre você, sua carreira, e como entrou no Google.

Pedro Dias :: Olá Fábio, primeiro gostaria de agradecer o interesse em entrevistar-me, e também a ajuda que você, entre outros utilizadores, tem dado no Grupo de Ajuda a Webmasters.

Eu sempre tive este lado meio nerd, acho que já nasceu comigo. Recebi o meu primeiro computador como presente quando tinha 7 anos e onde comecei "hackeando" Basic, a partir daí tem sido uma aventura constante; eu gosto de ver como as coisas funcionam, então eu faço muitas experiências tanto com hardware como com software. A pergunta mais comum dos meus pais era "o que é que estás a ver dentro do computador outra vez?".

A minha carreira como profissional começou por volta de 1999 quando — enquanto estava no último ano do meu curso — entrei numa agência de Design em Lisboa; após isso trabalhei como Designer Gráfico durante 7 anos antes de entrar no Google e tive o privilégio de trabalhar o visual e a visibilidade de muitas das mais importantes marcas Portuguesas.

Eu queria experimentar outra coisa diferente e mais nerdy, e por volta do início de 2006 recebi uma oferta de emprego do Google após uma candidatura de sucesso. Vim para Dublin na Irlanda onde está a sede Europeia do Google e onde integrei a Equipa de Qualidade; mas eu nunca desisti do meu lado criativo e ainda hoje faço trabalhos de Design para produtos e ferramentas internas.

MestreSEO :: Qual o teu principal foco dentro do time do Google? Quais os seus maiores desafios?

Pedro Dias :: O meu principal foco na Equipa de Qualidade é monitorizar os resultados de pesquisa e prevenir o surgimento de spam nesses resultados. Numa frase eu diria que "A Equipa de Qualidade torna a informação mundial mais útil defendendo a integridade da pesquisa do Google". Claro que também entrei noutras atividades como o desenvolvimento de ferramentas internas e a comunicação com webmasters.

O próprio Google é um grande desafio, por exemplo, no que toca a comunicação eu diria que trazer conhecimento e bons concelhos ao mercado de língua Portuguesa orientando-o no bom caminho é um grande desafio.

MestreSEO :: Falando em desafios, quais são os desafios do Google com relação ao Search para 2009?

Pedro Dias :: Por volta do mês de Setembro, a Marissa Mayer, Vice-Presidente de Produtos de Pesquisa e Experiência do Utilizador, fez um post acerca do Futuro da Pesquisa onde ela refere que a Pesquisa é um problema 90-10; hoje temos 90% solucionado, sendo os restantes 10% o maior problema da pesquisa. Eu diria que para 2009 estaremos trabalhando em apresentar soluções elegantes para sistemas móveis, sem descuidar as nossas áreas de foco principais. Recomendo a leitura do post da Marissa para que tenham uma melhor perspetiva de como as coisas poderão ser no futuro.

MestreSEO :: Muito se discute na blogosfera brasileira, sobre a compra de posts, os chamados publieditoriais. Qual a sua opinião sobre? Você condena quem compra/vende posts em blogs?

Pedro Dias :: Eu não condeno qualquer tipo de estratégia promocional ou de publicidade desde que elas não tentem interferir ou manipular os rankings dos motores de pesquisa. Além disso, por volta de 2007 o Matt Cutts referenciou algo similar no seu blog:

"[...] se você está blogando e sendo pago por serviços como Pay Per Post, ReviewMe, ou SponsoredReviews, os links desses posts deverão ser feitos de modo a que não afectem os motores de busca. O atributo re="nofollow" é uma solução, mas existem outras maneiras de incluir links pagos de modo a que estes não afectem os motores de pesquisa, por exemplo, fazendo passar o URL por um redirecionamento interno que esteja excluído das pesquisas [...]"

Dito isto, se nós detectarmos posts que violem as nossas diretrizes de qualidade, é muito provável que tomemos acções corretivas.

MestreSEO :: Recentemente ocorreu um Meme na blogoesfera brasileira, para manipular o ranking do BlogBlogs, um dos maiores diretórios de blogs brasileiros. Além de manipular o ranking do BlogBlogs, isto acabou influenciando como o Google rankeia estes sites. Como você vê este tipo de ação? O Google está de olho em manipulações desde tipo na web brasileira/portuguesa?

Pedro Dias :: Similarmente ao que respondi na questão anterior, o Google leva a qualidade muito a sério, e muito provavelmente tomaremos medidas contra todas as tentativas de manipulação de rankings nos nossos resultados de pesquisa. Eu diria que o Google está muito ciente do que se passa para além da língua Inglesa. Como sabem, nós agora suportamos mais de 110 idiomas em web search e muitos dos nossos produtos suportam mais de 40 idiomas, para além disso temos uma vasta e precisa experiência em identificar novas tendências e problemas que tentem interferir com os nossos padrões de qualidade.

MestreSEO :: Recentemente o um funcionário do Yahoo! declarou publicamente que o Search Engine deles desconsidera ou não dá tanta relevância aos links do footer dos sites por eles conterem muitos links focados aumentar os rankings. O Google também possui esta postura? E quanto aos links de sidebar dos blogs, é um desafio para o Google tirar a relevância do Blogroll como eu indiquei neste artigo?

Pedro Dias :: Por norma nós não discutimos qualquer tipo de ações específicas que tomamos para prevenir a manipulação de rankings. No entanto, nós estamos mais interessados em links que sejam feitos de um modo editorial e com os utilizadores em mente do que apenas na localização dos links. Ponderem sempre se o que estão fazendo é para benefício dos utilizadores ou apenas para os motores de busca.

MestreSEO :: Assim como você, venho ajudando bastante Google Webmasters Group, e nele sempre aparecem casos de webmasters que não possuem conhecimento em SEO e implementam técnicas erradas em seus sites. Qual a sua sugestão para este tipo de pessoas?

Pedro Dias :: Eu diria que todos temos maneiras diferentes de aprender, e em vez de fazer esteriotipos vou dar um exemplo:

Se retrocederem 10 anos, vocês veriam muitos dos top SEOs de hoje nos seus básicos, aprendendo com a informação disponível na altura — que não era muita. Muitos deles aprenderam através de tentativas, e fazendo experiências com os seus sites ou domínios de teste. Felizmente hoje em dia nós temos à nossa disposição um vasto leque de fontes de informação e recursos que estão publicamente disponíveis — o Google até fornece imensos recursos que contribuem para minimizar o número de erros que se podem cometer — e que possibilitam a aprendizagem de técnicas de SEO de graça.

O que recomendo a todos, é que antes de implementarem aquela "técnica fantástica" que leram num blog ou site, se certifiquem que estão seguindo alguns dos passos básicos na direção correta:

1. Leia e certifique-se que o seu site não infringe nenhuma das Diretrizes do Google para Webmasters.
2. Abra uma conta de Ferramentas do Google para Webmasters e inclua o seu site nela.
3. Faça o download e leia o Guia de Otimização para Motores de Busca.

MestreSEO :: O Google lançou recentemente um PDF sobre SEO. Você acha que o trabalho de SEO nos websites acaba facilitando o trabalho do Google?

Pedro Dias :: Eu acho que SEO é algo que pode ser considerado proporcionalmente a quão útil é para o utilizador, e que quando aplicado corretamente beneficia tanto utilizadores como motores de busca; por exemplo, se pensa em SEO como uma maneira de tornar a informação mais acessível e útil para os seus visitantes, é provavelmente mais ético e benéfico que pensar apenas em SEO como um meio de manipular rankings e enganar motores de busca.

MestreSEO :: No ano de 2008 o Google realizou dois eventos no Brasil, o Google Developer Day e o Search Masters. Vocês possuem algum plano de continuar com estes eventos e continuar a aproximação com os webmasters brasileiros?

Pedro Dias :: O nosso objetivo é continuar a aproximar o Google dos webmasters e fortalecer as nossas comunicações externas. Faz sentido ter melhores canais de comunicação onde todos podem sentir uma melhor orientação e suporte bem como partilhar informação e melhores práticas. Não posso fazer afirmações concretas em relação aos formatos que iremos adotar no futuro.

Gostaríamos de organizar mais conferências para webmasters, e estaremos trabalhando para que isso aconteça sempre que possível.

MestreSEO :: Por fim, gostaria de saber quando teremos um blog oficial de Webmasters para a língua portuguesa.

Pedro Dias :: Tive uma pergunta similar na minha entrevista ao Meio Bit; até ao momento ainda não existem planos para lançar um blog em Português, no entanto isso já me passou pelo pensamento várias vezes e é algo para ser considerado no futuro.

Fórum de SEO - Visite! Artigo produzido por Mestre SEO - Otimização de Sites.

Entrevista com Pedro Dias do Google


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também