terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

SEO, o Desafio Diário



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Mestre SEO de Fábio Ricotta em 10/02/09

Olá leitores da MestreSEO!

Hoje farei um artigo um pouco diferenciado. Não vou falar das últimas técnicas de SEO, ou ainda discutir uma inovação tecnológica, muito menos trazer uma série de ferramentas para lhes ajudar no trabalho de SEO. O meu artigo de hoje traz a motivação de se trabalhar com SEO.

MestreSEO Google

Não sei se já falei publicamente isto, mas quando entrei em 2005 na Deals Consultoria (antigo nome da MestreSEO), a vaga que eu preenchia era de webdesigner. Todos os dias eu via e ouvia, meus colegas de trabalho discutindo algumas coisas estranhas como PageRank, linkagem, keywords, e eu nem fazia idéia do que aquilo se tratava. Mas era algo estranho que mudava, pois logo alguém descobria algo novo e já noticiava. Era interessante, pois era bem mais dinâmico do que aprender CSS ou HTML, que não mudam sempre.

Pois bem, cerca de 2 meses depois estava eu lá "fuçando" e "caçando" informações sobre o tal SEO que a empresa já respirava. Vejam bem, estou falando de 2005. Não era tão fácil encontrar informações sobre SEO e nem existia conteúdo em português. Foi um sacrifício, mas valeu a pena. Foram horas de dedicação. Centenas de posts em vários fóruns, sobre os assuntos mais variados. E quando você achava que estava fazendo tudo certo, vinha a "maldita" atualização de PageRank. Assim, tudo o que você mudou, planejou, ou tentou, ia por água abaixo. Era hora de aprender mais. E foi assim, que comecei na área de SEO.

De 2005 para cá, muito mudou. Estudei mais, mas o Google continua esperto (óbvio). Só que uma coisa não mudou: a minha capacidade de renovação. Eu poderia simplesmente pensar que de nada adiantou eu aprender centenas de técnicas, que hoje são consideradas Black Hat, se o Google pode me punir hoje ou ainda, que não valeu apena eu ler 5 ou 6 livros de SEO, pois hoje são considerados livros básicos e desatualizados. Mas é aquele ponto, se eu não tivesse estudado estas técnicas, ou lido estes livros, hoje eu não teria este conhecimento básico. Eu não teria aprendido como é difícil fazer SEO e aprender SEO. Como é necessário acordar a cada dia e pensar que o Google pode mudar tudo em um estalar de dedos (uma atualização do "maldito" PageRank), ou pior, pode surgir uma nova ferramenta que mude todo o cenário mundial de buscas. Isto é o que o SEO proporciona: inovação, medo, receio, renovação.

Você que trabalha com SEO, ou ainda faz por hobbie, sabe pelo menos um pouco do que eu me refiro. Não é fácil a nossa vida, mas é cativante, é um tipo de trabalho em que tudo o que se faz hoje, pode não valer amanhã, mas mesmo assim você não se sente derrotado, mas sim desafiado a estudar e aprender mais e mais, aplicando todo o seu conhecimento naquele seu projeto.

Já você, que não está nesta área maravilhosa, lhe convido a aprender um pouco mais. Leia o nosso blog diariamente, comente, me siga no twitter e discuta comigo novas idéias de SEO. Eu asseguro que você vai gostar.

Um abraço a todos.

Fórum de SEO - Visite! Artigo produzido por Mestre SEO - Otimização de Sites.

SEO, o Desafio Diário


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também