sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Meta Tags SEO: Quantidade e Qualidade



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Mestre SEO de Frank Marcel em 26/02/09

Antes de desenvolver em cima deste tema, vou especificar quias são as meta tags importantes para o SEO e para este post especificamente:

  • Title tag (<title></title>)
  • Meta description
  • Meta keywords

Muitas pessoas têm dúvida quanto a isso, então resolvi esclarecer a questão já de início. Com certeza, muitos vão torcer o nariz ao ler isso e pensar em outras meta tags que, inclusive, têm funcionalidade em SEO, como a meta tag robots. Mas vale frisar mais uma vez: vou falar das meta tags mais importantes para o SEO!

Para continuar o ramo da discórdia, eu sei que também deverá ser questionada a importância da meta keywords, já que, hoje em dia, muitos SEOs declaram que ela é irrelevante, mas vou mantê-las aqui por enquanto.

Para não "trocar os pés pelas mãos" com este post, é importante ter em mente, também, os conceitos sobre o uso de palavras no seu documento HTML. Para tanto, vale a pena a leitura do post Keyword: Stuffing vs. Density. Em suma, você deve saber que repetir muitas vezes uma palavra-chave, além de ser spam, é super chato para quem está lendo. Vamos ao post.

Meta Tags SEO

Um dos pontos a se atacar quando se está fazendo a otimização on-page de um site é a criação de meta tags para cada uma de suas páginas. Embora este seja um tema batido entre os SEOs mais engajados, ainda vemos muitos sites que não trabalham as meta tags corretamente, ou simplesmente não trabalham.

O mais absurdo é não utilizar a title tag. Mas tanto para a description, quanto para a meta keywords, o mesmo é válido e deve ser uma regra no seu trabalho de On-Page SEO:

Criar meta tags únicas, criativas e que seu conteúdo seja dedicado (intimamente ligado) ao conteúdo da página em questão.

Isso faz toda a diferença no ranking de uma página para suas palavras-chave alvo.

Meta Tags de Qualidade

Gerar meta tags automáticas a partir do tema do site, ou da página, é uma alternativa muitas vezes viável e prática, mas com certeza a criação manual de meta tags gera resultados muito mais relevantes. Claro que isso não é possível de ser feito para 100% dos sites e das páginas. Mas a automatização deve ser deixada para último caso mesmo.

A qualidade de uma meta tag tem dois lados a serem avaliados:

  1. Como uma pessoa avalia a meta tag
  2. Como um buscador avalia a meta tag

Para uma pessoa, a meta tag precisa ser chamativa, interessante, informativa, curiosa e com um toque de call-for-action. Para um buscador, a meta tag precisa de uma dose de palavras-chave para que o algoritmo da ferramenta de busca classifique bem a página. O essencial no desenvolvimento de meta tags é achar o meio termo entre esses dois lados.

Aqui no blog, eu já escrevi posts com informações sobre SEO para Title Tags e SEO para Meta Description. Para as meta keywords, basta selecionar as palavras importantes da página e listá-las juntamente com suas variações e sinônimos.

Meta Tags: Quantidade

Quantidade também é uma informação a se ficar atento no que diz respeito às meta tags, mas, claro, não é sobre a quantidade de meta tags, e, sim, a quantidade de caracteres em cada meta informação. Esse, provavelmente, é o maior desafio na criação de meta tags.

Por exemplo, ao criar um título, você vai querer que apareça o nome do site, mais o título da página e mais algum outro detalhe relevante. Tudo isso sem ir além de 70 caracteres. Para meta description, a preocupação é não cruzar 160 caracteres e ainda passar o recado sobre o conteúdo da página utilizando os termos importantes para a página.

Mas antes que você enlouqueça contando letrinhas nas suas meta tags, procure um contador de caracteres como o que nós temos em nossa página com ferramentas de SEO:

Essa informação sobre a quantidade de caracteres em cada meta tag é importante para que seja mais bem controlado o tamanho (em caracteres) de cada frase e para que elas não fiquem parecendo (ou sendo, de fato) spam. Ultrapassar a quantidade esperada de caracteres em cada meta tag é um forte indicativo de tentativa de spam.

Claro que cada valor não precisa ser seguido à risca - 161 caracteres na meta description não vai ser motivo de punição para um site. Por outro lado, 100 caracteres de pura repetição de palavras-chave não é nem um pouco recomendado. É preciso, realmente, achar o ponto de equilíbrio entre quantidade e qualidade.

A nossa página do contador de caracteres tem mais detalhes sobre a quantidade de caracteres de cada meta tag. Não deixe de passar por lá e favoritar a página. E, por fim, para conhecer um pouco mais da meta tag robots, confira o post do Heron: Robots Meta Tag: Como o Google Analisa. Até a próxima!

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