segunda-feira, 9 de março de 2009

Google, Eu Quero Mais PageRank!



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Mestre SEO de Bruno Nassar em 06/03/09

Bom dia leitores da MestreSEO, hoje irei relatar um caso, antigo, porém muito, no mínimo, curioso, que envolve toda a questão do famoso PageRank. Para você que desconhece o conceito de PageRank vale a pena ler esse artigo O que é o PageRank?.

Google PageRank

Desde do começo dos trabalhos de SEO em sites da internet no final dos anos 90 muita coisa mudou, porém irei falar especificamente sobre o Pagerank. Essa métrica do Google foi "lançada" dentro do diretório do Google mas só passou a ter sua importância reconhecida pelos profissionais da área no final de 2000, para ser mais específico em dezembro, com o lançamento da Google Toolbar.

A partir desse ponto, a história do PageRank começou a explodir, todos os esforços dos SEO's eram focados, basicamente, em conseguir links de sites com PageRank alto, e tem muita gente que continua nesse barco, esquecendo-se que o PageRank não é a única métrica para se conseguir um bom rankeamento nas buscas.

Há alguns anos existiu um caso de uma empresa de web host que processou o Google exigindo um aumento dos PR's dos sites que eles hospedavam. É engraçado, mas é verdade, você pode conferir a história neste link da CNet (em inglês), onde é dito:

Search King, an Oklahoma City-based Web site network and advertising seller, filed a lawsuit Friday against Mountain View, Calif.-based Google, alleging the search giant unfairly bumped down its Web addresses from top rankings in search results. The complaint was filed in the U.S. Western District Court of Oklahoma.

Em suma, a empresa Search King alegou que um dos seus sites possuia um PageRank 7 durante cerca de 1 ano e meio quando conseguiu atingir um PageRank 8, porém após um mês tudo começou a desandar. O que me chamou a atenção foi esta passagem do texto:

According to the complaint, the Web hosting company in August started the PR Ad Network–an advertising network in which it sold text links on the popular Web sites to get them a better listing in Google's results.

Dentro da queixa feita pela empresa eles teriam alegado que sua campanha "PR Ad Network", traduzindo venda de links com intenção de manipular os resultados das buscas, conhecido hoje com uma técnica Black Hat, havia sido punida, fazendo com que eles perdessem muitos clientes. Após esse mês seu PageRank caiu de 8 para 4. Teria esse caso sido o primeiro caso de punição por venda de links? Bom ao que tudo indica sim! Para os que gostariam de ler todo o desenrolar da história leia essa matéria da CNet (em inglês).

E Como Aumentar o PageRank?

PageRank

Resumindo: O Google define essa métrica como votos. Cada link externo recebido pelo seu site são como votos que representam a confiança destes para com o seu site, com isso o Google consegue determinar quais são mais e menos relevantes.

Através do PageRank o Google monta os rankings das páginas mais importantes da web considerando-se mais de 500 milhões de variáveis e 2 bilhões de termos, na visão do Google. Páginas que eles acreditam ser mais importantes ganham um PageRank maior e tendem a aparecer melhor nas buscas.

Um Pagerank alto será consequência de  um árduo trabalho de SEO. Concentre-se no seu trabalho de otimização do site, na produção de conteúdo, ganhe leitores, ganhe links, faça sua campanha de media social e com isso aumente seu PageRank. Com tudo isso você terá o resultado esperado para o seu site. Se você não sabe qual o seu PageRank a MestreSEO disponibiliza algumas ferramentas de SEO para ajudá-lo nos trabalhos de SEO, e uma delas foi feita para Verificar o PageRank.

  • No Related Post

Fórum de SEO - Visite! Artigo produzido por Mestre SEO - Otimização de Sites.

Google, Eu Quero Mais PageRank!


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

Carregando...

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também