quinta-feira, 19 de março de 2009

MIT apresenta tecnologia de “sexto sentido”



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Techzine de Rael em 13/03/09

mit-prototipo Você já pensou em ter os recursos daquela tecnologia gestual do Minority Report disponível a qualquer hora, e ainda por cima, de forma portátil?

Pois é… Cientistas da MIT apresentaram um conceito bem inteligente, que nos submete a uma inevitável comparação com o filme, e até mesmo com aquele vídeo da Microsoft sobre uma breve visão do futuro.

Como não temos ainda projetores holográficos com custos e portabilidades necessários para inventar um dispositivo pessoal, com um pouco de criatividade, um projetor simples em conjunto com câmeras e softwares especiais são capazes de realizar algo que nunca se pode imaginar até hoje. Logo abaixo você confere o que esta tecnologia é capaz.

Uso pessoal com navegação GPS:

mit-gps Imagine você durante um passeio, pretendendo chegar a um restaurante. Tendo um aparelho com GPS integrado (como um celular) ligado a este dispositivo, em frente a um espelho, o projetor se encarrega de ampliar a imagem da tela do aparelho, e com o auxílio de dedais coloridos, você será capaz de comandar o software de forma gestual, podendo navegar pelos mapas, bem como fazer desenhos tendo como ponto de referencia a imagem projetada!

Tirando fotos:

mit-foto Outro assunto bem interessante é a forma e a facilidade com que você poderá tirar fotos. Tendo a câmera localizada ao peito, apenas fazer um gesto de "quadro" com seus dedos, e então será tirado uma foto do ambiente. Simples assim!

E organizar suas fotos daí em diante, com certeza será com a interatividade de um iPhone, mas projetado na parede, e de forma gestual!

Projeção em qualquer superfície:

mit-projecao-mao Sua versatilidade é uma prova concreta de que esta tecnologia tem muito potencial para se popularizar no futuro. Em um exemplo apresentado durante uma conferência, a própria palma da mão pode servir como superfície para projeção. Neste exemplo, projeta-se um teclado numérico na palma da mão, e com a outra mão, basta digitar os números e executar a chamada.

Fazendo compras…

mit-compras Vamos às compras? Pois bem… Em um supermercado, ao segurar um produto nas mãos, a câmera do dispositivo irá capturar a imagem da embalagem, e reconhecerá a sua intenção de compra, projetando imagens com informações variadas sobre a marca do produto, oferecendo até um menu interativo para obter informações adicionais.

Em uma livraria por exemplo, o processo seria semelhante. Capturando a imagem da capa do livro, você pode obter informações sobre o autor e livro, e bastando apenas abrir o livro para receber informações adicionais de cada página.

Jornais com fotos em movimento?

mit-jornal Jornais impressos no futuro podem ser adaptados para interagir com esta tecnologia. Substituindo as fotos estáticas por um código impresso, o dispositivo se encarregará de projetar um vídeo em movimento no local correspondente ao fato retratado no jornal!

Relações sociais…

mit-social Nem mesmo seus amigos escapam desta tecnologia! Ao cumprimentar seu colega, um sistema de reconhecimento facial se encarregará de definir com quem você esta lhe dando, projetando em seu amigo uma nuvem de tags com informações pessoais sobre ele. Fascinante!

Embora não tenha sido retratado na apresentação esta situação, mas de repente, um bom uso desta tecnologia seria ao você ser abordado por algum desconhecido na rua. Se a câmera detectar uma pessoa com ficha criminal, um aviso discreto poderia lhe ajudar a evitar um possível furto, ou seqüestro.

Utilidade Incalculável

mit-utilidades Pode-se dizer que é possível utilizar esta tecnologia em qualquer ocasião. A partir do seu passe, você conseguirá saber se o seu vôo sofreu um atraso, ou então, para não perder as horas, basta "desenhar" um relógio no pulso, que eis que aparece como um passe de mágica um relógio projetado em seu punho.

Produção Comercial

Sua produção em escala comercial ainda está um tanto longe de se tornar realidade. Visto que esta tecnologia ainda está em estágio de desenvolvimento, ainda precisa de muito aprimoramento e, inclusive, um bom trabalho no seu design para agradar ao gosto popular. Talvez, se for possível integrar todos os elementos em uma forma de colar, este problema seria resolvido!

Mas enfim, Patt Maes revelou que talvez em 10 anos esta tecnologia poderá estar presente entre nós, e até lá, ela não custará muito mais do que um bom celular do momento. E só para constar, os equipamentos necessários para construir este protótipo somaram um custo de apenas US$ 350,00.

Não deixe de assistir abaixo o vídeo de apresentação desta incrível tecnologia.

Via | TechEBlog

[Update 16/3/2009]:

Encontramos mais um vídeo desta tecnologia no site LikeCool.com.

Vídeo de apresentação desta tecnologia:

Matérias Relacionadas:


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também