segunda-feira, 6 de abril de 2009

Conheça os 10 mandamento para falar bem em público



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Produzindo.net de Gabriel Barboza em 03/04/09

palestraComo conquistar um cliente? Como se dar bem em uma entrevista de emprego? Como conseguir parceiros para um novo empreendimento. Não adianta, não há escapatória: um dia você vai precisar falar em público. Complicado? Somente se você não souber como contornar as dificuldades de se portar e expor uma idéia na frente de um grande grupo. Dê uma olhada em algumas dicas logo abaixo: 

Não tente minimizar o medo. Todo mundo possui – mesmo que seja só um pouquinho. Tentar eliminá-lo é como nadar contra a maré, é impossível. Já foi comprovado em pesquisa que mais pessoas têm medo de falar em público do que medo de altura ou de insetos. A culpa é toda da tal adrenalina que é liberada no organismo, nos dando aquela vontade de se esconder, vergonha, confusão e gaguejo. 

Existem três causas para se ter medo de falar em público: 

  • A pessoa não sabe sobre o tema que vai falar;
  • A pessoa não tem a mínima prática em se expor para um grande grupo;
  • A pessoas tem falta de auto-conhecimento. É como se fosse uma mistura entre o que o orador acha que deve falar e de como ele vê mesmo a realidade. Quando se confundem os dois, o cara se perde todo, como se fosse um "medo de censura".

 Calma. Você, que assim como eu, fica nervoso falando em público, saiba que existem técnicas para ficar mais tranqüilo e falar melhor. Olha que ótimo! Seguem abaixo os "10 mandamento para falar bem em público".

  1.  Não tente eliminar o medo. Saiba que ele existe e se prepare para enfrentá-lo.
  2. Conheça bem o tema que está falando. Isso garante maior segurança ao palestrante.
  3. Organize as ideias que você vai apresentar em um caminho. Assim fica mais fácil para o público entender e você também ficará muito mais tranquilo.
  4. Pratique, nem que seja na frente do espelho. Se possível, grave para ver onde você deve melhorar a sua retórica.
  5. Sempre que estiver em grupo, tente ser participativo. Com o tempo, isto vai inibir seu medo de falar em público e verá que ao falar para 200 pessoas será igual a falar em uma roda de amigos.
  6. Explore suas qualidades: boa entonação, postura correta, voz agradável, vocabulário amplo, bom entendimento, capacidade de conversar ou de entreter os amigos numa mesa de bar, seja qual for.
  7. Cuide a dicção. Tente abrir mais a boca do que normalmente abre para falar (parece piada, mas funciona!). Nada de falar madêra ou janêro – mas cuidado para não ficar algo artificial.
  8. Fale numa velocidade de acordo com o tema e/ou contexto que está explicando. Não é uma missa e nem uma narração de rádio.
  9. Seja expressivo. Gestos, caras e bocas – coerentes com o tema abordado – ajudam no entendimento do assunto, além de prender mais a atenção e não deixar cair naquela velha monotonia.
  10. Demonstre (e se necessário, só demonstre) tranquilidade. Assim você transmite credibilidade ao ouvinte, e isso facilita o processo de comunicação e entendimento.

 Agora… Que tal agendar aquela entrevista de emprego ou aquela palestra pendente?

"Conheça os 10 mandamento para falar bem em público" apareceu originalmente no site Produzindo.net.
Por favor veja o termo de uso dos nossos feeds clicando aqui.

Leia também

  1. Dicas de diversos autores para se escrever bem
  2. 13 dicas para escrever bem
  3. Entrevista de emprego: Saiba lidar com as perguntas mais comuns - Parte 1


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também