Enviado para você por Penha através do Google Reader:
Um assunto que entrou em alta recentemente dentro do SEO foi a possibilidade de que apareçam Links Patrocinados entre as sugestões que o Google apresenta para um usuário no momento em que ele vai realizar uma busca. Mas como afinal o Google prevê a sua intenção de busca e oferece sugestões?
O site SEObytheSEA identificou, em uma patente recente do Google, como ele trabalha para montar o conjunto de sugestões de busca.
Google Suggest - Como Funciona?
No momento em que o usuário começa a digitar os termos de busca, podem já aparecer as sugestões, como mostrado na imagem anterior, de buscas relacionadas. O interessante é que se for digitada uma URL, o Google apresenta sugestões de URL do domínio que está sendo digitado.
A ordem em que aparecem as sugestões de busca se dá pela própria importância dos termos para uma determinada comunidade de usuários sobre aquele termo. Já a ordenação de URLs, se dá pela importância da URL em si. Uma informação muito importante.
Com base nas palavras (e letras) que são digitadas, opções de pesquisa começam a aparecer baseados em:
- uso de dispositivo móvel para realização da busca
- uso de um desktop para realização da busca
- identificação de perfil de usuário
- existência de um histórico de busca que possa ser usado para definir interesses do usuário
- tipo de conexão
- velocidade de conexão
- configurações do browser (como língua usada)
- qual a frequência que determinada sugestão foi utilizada como busca quando apresentada
- conceitos associados à busca (animal, alimento, música, …)
O que chama a atenção é que não são sugestões gerais que aparecem da mesma forma para todo usuário que faz determinada busca, mas, pelo contrário, até mesmo a velocidade da conexão entra na equação de formação do conjunto de sugestões a se apresentar.
Um detalhe importante é que a privacidade é levada em conta e as sugestões são formadas quando um grupo de distintos usuários realizam as mesmas buscas.
Uma curiosidade é o fato de termos de busca com grafia errada também apresentarem o conjunto do Google Suggest, tanto com sugestões para a grafia correta, quanto para a grafia errada. E também o contrário: termos de busca com grafia errada aparecerem em um grupo de sugestões originado de um termo escrito corretamente (como a sugestão "liga dos campioes" na imagem, para não falar do acento til - ~).
Naturalmente, o Google possui filtros para prevenir que o sistema seja manipulado, conseguindo identificar termos que foram artificialmente enquadrados em algum grupo de sugestões. Como ele faz isso não está explicado, mas é possível imaginar. Também, o Google Suggest leva a linha de tempo como fator de influência: sugestões do ano (ou mês) passado, podem não aparecer mais. Buscas muito recentes podem demorar a entrar em um grupo de sugestões também.
O objetivo do Google Suggest é apresentar alternativas de busca ao usuário antes mesmo de a busca ser realizada. Mas você acha isso útil? Costuma olhar as sugestões antes de realizar a busca? Deixe um comentário! Até a próxima.
- No Related Post
Artigo produzido por Mestre SEO - Otimização de Sites. Aproveite que você assina o nosso Feed e acompanhe-nos no Twitter ou participe da nossa comunidade no OrkutNosso Twitter
Google Suggest - Como o Google Prevê Sugestões?
Coisas que você pode fazer a partir daqui:
- Inscrever-se no Mestre SEO usando o Google Reader
- Comece a usar o Google Reader para manter-se facilmente atualizado com todos os seus sites favoritos

0 comentários:
Postar um comentário