quarta-feira, 27 de maio de 2009

O consumidor americano anima o mundo

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via carlos alberto sardenberg de Carlos Alberto Sardenberg em 26/05/09

 

O consumo das famílias representa 70% da economia americana que, de sua vez, equivale de 20% a 25% da economia global. Logo, o consumo dos americanos movimenta algo como 15% da economia mundial. Daí a importância do dado divulgado hoje nos EUA: o índice de confiança do consumidor subiu de 40,8 pontos em abril para 54,9 em maio. O resultado superou largamente a previsão dos analistas, que era de 43 pontos. Foi uma imensa e grata surpresa.

Trata-se da medida da Conference Board, uma instituição privada. No geral, mostra que a confiança ainda é baixa, pelos padrões históricos, mas melhorou em diversos quesitos importantes.

Por exemplo, 20% dos entrevistados (5 mil famílias) disseram acreditar que a economia vai gerar mais empregos nos próximos meses (contra 14% em abril).

Os que esperam menos empregos ainda estão em número superior (25%), porém um indicador bem menor do que abril (32,5%).

Quando perguntados sobre a situação atual (renda, emprego e condições gerais da economia), os consumidores fazem avaliação bem negativa. Mas são bem mais positivos quando perguntados sobre como esperam estar daqui a seis meses. O índice foi de 51 em abril para expressivos 72,3 pontos em maio.

Conclusão: do ponto de vista dos consumidores americanos, o pior já passou.

Boa notícia para todos que exportam nos EUA, ou seja, o mundo todo.


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também