terça-feira, 5 de maio de 2009

O que é SEO?



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 


SEO

SEO é o acrônimo de Search Engine Optimization que em Português significa Otmização para os mecanismos de busca. Técnicas de otimização de sites para os mecanismos de busca foram utilizadas pelos webmasters em meados de 1990, justamente quando os primeiros mecanismos de busca começaram a iniciar a indexação do conteúdo web.

Naquela época os mecanismos de busca não encontravam seu site facilmente, os webmasters tinham que cadastrar seus sites nos vários mecanismos de busca espalhados pela internet para que os spiders (programas de computador que visitam o site em busca de conteúdo), pudessem mapear o conteúdo e armazenar as informações.

A função das máquinas de busca eram mapear as uma página inteira e mostrar os resultados referentes aquela palavra pesquisada, então, teoricamente quanto mais palavras chaves eu utilizava em meu texto mais combinações de resultados eu teria. Foi então que os sistemas de busca começarama classificar os conteúdos mais relevantes em primeiro.

Os primeiros mecanismos de busca utilizavam de informações como Categorias e Meta Tags para definir os índices das páginas. Mas com o tempo, os desenvolvedores começaram a abusar das Meta Tags, fazendo com que as mesmas não correspondessem ao conteúdo do site para conseguirem melhores resultados nas buscas, foi onde os mecanismos de busca abandonaram esse parâmetro para indexação de conteúdo e optaram por um sistema de ranking que trabalha com algoritimos, elevando a filtragem das palavras, exemplo:

  • Texto da Tag de título
  • Nome do domínio
  • URL's
  • Tags HTML: utilização correta de cabeçalhos, textos com ênfase e negrito
  • Keyword density: Densidade das palavras
  • Proximidade das Palavras-Chave
  • Texto da Tag alt: Texto alternativo para as imagens.

Mesmo assim ainda os desenvolvedores continuaram a utilizar de formas inescrupulosas para conseguirem melhor indexação nos mecanismos de busca, e é aí onde entra o Google com o seu mecanismo de busca.

Busca Orgânica

Foi o Google quem iniciou um novo conceito de avalização das páginas, esse conceito foi chamado de PageRank. O PageRank trabalha com o fator link, onde cada link recebido funciona como um voto de confiança, ou seja, se alguém linka para a página principal do meu site é como se ele estivesse dando um voto de confiança para o meu site.

Com ajuda do PageRank, o Google provou ser muito eficiente em oferecer resultados relevantes nas páginas de resultados e tornou-se o sistema de busca mais bem sucedido e popular. Já era em tempo, pois a Internet estava alcançando uma grande parcela de usuários leigos que não conheciam técnicas avançadas de pesquisa que os ajudassem a encontrar a informação que eles estavam procurando.

Como fazer meu site aparecer nas buscas?

Sites desenvolvidos hoje em dia não precisam basicamente serem enviados aos mecanismos de busca, basta que algum site já indexado pelos mecanismos de busca faça um link para seu site que os mesmos o visitarão e irão mapear e indexar o conteúdo.

Você também pode indicar aos mecanismos de busca para que eles não indexem o conteúdo, utilizando o arquivos robots.txt na raiz do domínio, meta tag nofollow. Se ainda preferir você pode ainda enviar manualmente os links do seu site aos mecanismos de busca, sites como Google, Yahoo e MSN possuim diretórios para isso:

Agora não pense que basta você somente submeter seu site aos mecanismos de busca que você sempre aparecerá no topo das buscas, o trabalho de SEO exige muita atenção, mas o que se planta hoje se colhe amanhã, pense nisso.

Leitura recomendada:

Esse post foi produzido com base no texto da Wikipédia: Otimização para motores de busca

Isso pode lhe interessar:


Já conhece o meu outro blog? O endereço é o: CSS no Lanche

Você ainda não está me seguindo no Twitter, o que está esperando para fazer isso?


O que é SEO?


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também