quinta-feira, 4 de junho de 2009

Como atrair e reter talentos

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Papo de Empreendedor de Juliana Belda em 02/06/09

employee_team

A crise financeira mundial demitiu muita gente e, possivelmente, também não deixou de reduzir o seu quadro de funcionários sem piedade. No entanto, é justamente no momento em que só se fala em demissões ou, nos cenários mais otimistas, em diminuição de contratações, que valorizar o que se tem é ainda mais importante. Reter e estimular talentos pode ajudar o seu negócio a suprir a redução de mão-de-obra e reverter o quadro de dificuldades trazidas pelo contexto. Para isso, veja algumas dicas do diretor do Centro Avançado de Negócios da Universidade de Dallas,  Bob Prosen*:

- Faça da sua empresa um lugar onde as pessoas queiram trabalhar. Oferecer um bom equipamento de trabalho, com a melhor tecnologia possível, e trabalhar paralelamente por uma causa social e/ou verde podem ser bons atrativos para seu empreendimento.

- Encontrar profissionais talentosos é uma coisa, mantê-los é outra. Segundo estudo feito  pela empresa AchieveGlobal em setembro do ano passado, 23% dos trabalhadores dos Estados Unidos acreditam que deixarão seus empregos dentro de um ano. As estatísticas são mais relavantes quando tratam de pessoas jovens. Para evitar o chamado "turnover", a sugestão é estreitar o relacionamento profissional rapidamente. Isso pode ser feito por meio de um programa de mentores, em que funcionários sêniors acompanhem de perto os mais novos.

- Outra medida é desafiar seus empregados com novas atividades e procurar lhes dar oportunidades de crescimento, sempre - é claro - preocupando-se com o equilíbrio entre a vida dentro e fora do ambiente de trabalho.

- Não dê pouca importância para os benefícios. Se sua empresa puder fornecer auxílio previdênciário e plano de saúde, já ganha vantagens competitivas em relação às demais pequenas, que têm cortado esse tipo de gasto.

Crescimento e sucesso começam com pessoas, lembra Prosen, "atrair e reter talentos deve ser a prioridade número 1 dos empresários", ressalta.

* Texto adaptado de reportagem da revista Entrepreneur


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também