quarta-feira, 22 de julho de 2009

Animated infographics

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Arquitetura de Informação de Fabricio Teixeira em 21/07/09


Esses dias me peguei navegando pelo Vimeo atrás de referências de infográficos animados (ou animated infographics, ou motion infographics, ou animated storytelling), e resolvi compartilhar os achados aqui no blog.

As diferentes denominações são justificáveis. Vinda tradicionalmente dos infográficos impressos que encontramos em jornais, revistas, manuais de instruções e outros livretos da vida urbana, a nova geração de infográficos animados está se apoderando da linguagem dinâmica e sintética da internet para explicar o mundo de forma diferente do que estamos acostumados.

A facilidade de entendimento é o ponto forte dos infográficos animados. São um poderoso recurso quando se precisa explicar um assunto complexo para um público leigo, ou que simplesmente esteja acostumado a receber as informações mastigadas e resumidas. Em um tempo onde predominam o excesso de informação e a raridade do tempo, os infográficos cumprem bem o seu papel e ainda produzem verdadeiras obras de arte animadas.

Mas se você pensa que um bom visual é tudo, está enganado. Alberto Cairo, diretor de infográficos e multimídia do elmundo.es, explica que de nada adianta uma boa interface se o conteúdo é fraco.

The first and gravest mistake that individuals make believing that infographics are a branch of graphic design or that they have anything to do with illustration.

Infographics, like any other form of journalism storytelling rely on solid, accurate content. It is great if you can create cool 3-D animations and great interactive scenes, but if your content is weak, the presentation will be weak. There are not good infographics without good reporting.

Confesso que adoro qualquer tipo de infográfico (impresso, digital, interativo ou animado), e grande parte dos AIs que conheço também. Afinal, simplificar a informação é a nossa praia.

Segue a lista com os vídeos que encontrei mais recentemente, para salvar e assistir com calma quando sobrar um tempo. Tem um vídeo legal pra indicar? Envie nos comentários =]

Alguns clipes aproveitam a linguagem de infográficos para contar uma história que não necessariamente tem a ver com estatística, jornalismo ou excesso de informações:

Links relacionados:


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

Carregando...

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também