sábado, 11 de julho de 2009

Como fixar uma ideia na cabeça do consumidor

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Papo de Empreendedor de Adriana Fonseca em 10/07/09

made_stickVocê já ouviu a história do cara que recebe uma bebida de uma mulher bonita e acorda em uma banheira de gelo?

Dentro do bombardeio de informações em que vivemos: propagandas, outdoors, notícias, etc, a questão que fica na cabeça do empreendedor é: como se destacar dentre todas as mensagens que seu público alvo recebe?

Os irmãos e escritores Dan e Chip Heath, autores do livro "Made to Stick" , buscaram criar um framework com seis princípios para explicar o porquê de algumas ideias fixarem na cabeça do consumidor, enquanto outras se confundem com a massa, morrendo.

Depois de estudar lendas urbanas, discursos históricos e propagandas de todos os tipos, os autores do livro definiram seis princípios para fazer uma ideia sobreviver: ela deve ser simples, inesperada, concreta, emocional e contar uma história.

Um exemplo claro de uma lenda urbana que fica na cabeça das pessoas e ilustra esses princípios é a famosa história do viajante que aceita uma bebida de uma mulher atraente. Na história, o executivo que vive viajando está esperando mais um de seus voos que está atrasado em um bar. Eis que chega uma moça muito bonita e lhe oferece uma bebida. Surpreso e entusiasmado, responde: "Claro" e a mulher vai ao bar, trazendo duas bebidas, uma para ele e uma para ela. Isso é a última coisa que ele lembra até acordar, desorientado, em uma banheira de hotel, com o corpo nu submerso em gelo. Para seu desespero, um recado escrito na parede: "Não se mexa, ligue 190".  Ele pegou o celular que se encontrava ao lado da banheira e a atendente da polícia, parecendo muito familiarizada com a história, lhe pergunta: " Senhor, lentamente ponha a mão nas suas costas e sinta se há um tubo saindo das suas costas". Desesperado, ele percebe que sim. A mulher continua. "Não entre em pânico, mas acabaram de lhe roubar um rim. Tem uma quadrilha de tráfico de órgaos na cidade e você foi mais uma vítima. Não se mexa que estou lhe enviando uma ambulância."

Quem nunca ouviu essa história? Talvez um pouco diferente, mas certamente já deve ter ouvido. O segredo do porquê ela fica na mente das pessoas, fazendo com que você se lembre e conte para outras pessoas, são aqueles seis princípios: ela é simples, muito fácil de ser recontada; é inesperada, quem não gostaria que uma pessoa atraente do sexo oposto lhe tirasse da rotina e o convidasse para uma bebida?; é uma historia concreta e envolve uma conexão emocional, cheia de imagens visuais, o tubo saindo das costas, a reação da atendente, o desespero da vítima. Tudo isso faz com que seja uma das mais famosas lendas urbanas!

Quer que suas ideias grudem na cabeça de terceiros? Então lembre-se desses princípios quando for fazer a sua próxima apresentação!

renata_chivalquer3Este post foi escrito por Renata Chilvarquer,da área de Serviços a Empreendedores do Instituto Endeavor, organização que apoia PMEs a maximizar seu potencial de crescimento


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também