quarta-feira, 22 de julho de 2009

Minhas Economias – Site pretende auxiliar brasileiros a alcançar sonhos através da educação financeira - Revista InvestMais


Democratizar a educação financeira. Esse é o objetivo do site Minhas Economias, mais novo instrumento on-line de análise e controle dos gastos pessoais. Totalmente gratuito, o site disponibiliza várias ferramentas para que o usuário aprenda, na prática, a planejar suas finanças. Para isso, o internauta necessita apenas fornecer um e-mail e criar uma senha. Nome e outros dados cadastrais não serão solicitados a fim de garantir privacidade.

A ideia surgiu há um ano e meio, quando três ex-colegas do curso de engenharia do ITA, Marcelo Kimura, Décio Kimura e Paulo Sain, resolveram desenvolver algo que pudesse colocar em discussão a crescente oferta de crédito no Brasil. “Isso era algo preocupante para a gente porque nós, brasileiros, não estávamos acostumados com a facilidade ao crédito. Em algum momento, as pessoas iriam se dar conta de que elas não poderiam pagar por tanta prestação”, relembra Marcelo.A partir daí, os três profissionais começaram a estudar a questão desde o histórico de incertezas da economia brasileira, que contribuiu para a dificuldade da população em planejar o futuro, até a falta de educação financeira no País. “A gente percebeu que a educação financeira ainda é muito incipiente no Brasil. Atualmente, se fala em educação sexual nas escolas, mas não em educação financeira”, critica Marcelo. Ele ressalta ainda que até hoje existem pessoas “que recebem um cartão de crédito e não sabem que depois têm de pagar a fatura. Outras veem um aumento de limite como um ganho, ficam felizes e pensam: ‘vou gastar mais’, sem lembrar que isso, mais tarde, vai trabalhar contra elas”.

Revista InvestMais

FINANÇAS NA PRÁTICA


Diante dessa necessidade, Marcelo, Paulo e Décio iniciaram o desenvolvimento de uma ferramenta de ensino financeiro. Além de fomentar a educação, eles desejam devolver à sociedade os conhecimentos aprendidos na universidade pública.
Através do Minhas Economias, os internautas podem incluir e controlar seus gastos e recebimentos, calcular entradas e saídas e acompanhar gráficos e relatórios. Além das várias ferramentas práticas, alguns materiais teóricos está disponíveis no site para embasar a educação financeira.
Até o fim do ano, outras duas ferramentas prometem deixar o site ainda mais atrativo: o Gerenciador de sonhos e o Planejamento. A primeira, questionará os maiores sonhos dos usuários e em qual período pretendem realizá-los. A partir daí, ela calculará o montante que precisa ser poupado a cada mês para chegar lá. “Controlar as contas é uma coisa chata, exige muita disciplina. A maioria das pessoas não gosta de monitorar coisas. Mas o que ela ganha em troca? A possibilidade de realizar o sonho! Se ela tem um objetivo e consegue enxergar uma maneira de atingir esse objetivo, o controle passa a fazer sentido”, explica Kimura.
A ferramenta de planejamento, por sua vez, permitirá que o usuário controle gastos, limitando quanto pretende gastar por mês com cada grupo de despesas. “Uma mulher, por exemplo, poderá destinar até R$150 para gastos com salão. E aí ela acompanhará, ao longo do mês, se está dentro do orçamento ou não”, conta.
O principal desafio do projeto é aliar conhecimento e praticidade em um programa de fácil acesso que fuja do “economês”. “Agente quer atingir o máximo de pessoas, desde o profissional liberal até a dona de casa”, revela Marcelo. O objetivo é sugerir maneiras de poupar recursos. “Nossa ideia é focar mais na educação financeira. É lógico que a questão dos investimentos faz parte, mas não é nossa prioridade porque hoje já existem muitos sites sobre investimento, mas não existem ferramentas que tratem do assunto de forma mais básica. Como a pessoa vi investir se não tem base a fim de que sobre o dinheiro para investimentos se ela ainda está pagando contas?”, questiona.

Por Larissa Moutinho

Fonte: Revista InvestMais – Maio 09 – nº 04 – Pág 35

Link da Postagem:http://blog.minhaseconomias.com.br/imprensa/minhas-economias-%E2%80%93-site-pretende-auxiliar-brasileiros-a-alcancar-sonhos-atraves-da-educacao-financeira-revista-investmais/

___________________________________________________________________

Editor do Blog do Penha:

Viste o Blog Minhas Economias : http://blog.minhaseconomias.com.br/
Viste o Site Minhas Economias https://www.minhaseconomias.com.br/
Siga Minhas Ecomonias no Twitter: http://twitter.com/MinhasEconomias
TwitThis
Share |

2 comentários:

Camilla disse...

Será que dará certo comigo? Ai, socorro!!

Unknown disse...

Claro que sim !!!

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também