segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Do fundo do baú: Knight Rider (A Super Máquina)

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Criativo de Galochas de criativodegalochas@uol.com.br (Criativo de Galochas) em 23/08/09

Knight Rider (A Super Máquina) foi uma série produzida por Glen A. Larson (que também fez outras séries como Galactica, Duro na Queda e Magnum) e produzida pela Universal Studios.

A série se iniciou em setembro de 1982 e se encerrou em maio de 1986, totalizando 4 temporadas e 84 episódios produzidos.

Sua primeira exibição no Brasil foi na TV Record. Estrelada por David Hasselhoff (como Michael Knight, um tipo de cavaleiro medieval mas nos dias atuais, que dirigia um carro com avançada tecnologia e personalidade própria, ganha a partir do desenvolvimento de uma inteligência artifical). Os episódios mostravam a luta contra o crime, com o mocinho equipado com as mais avançadas armas. "Eu queria fazer o Zorro (The Lone Ranger) com um carro" disse Larson, ou seja, um misto de ficção científica e faroeste.



A série teve imenso sucesso junto do público, muito devido ao carácter inovador de colocar um carro como personagem, dando também a conhecer ao mundo David Hasselhoff.



SOBRE A SÉRIE ORIGINAL

O ex-veterano do Vietnã e policial à paisana Michael Long, que sempre acreditou na capacidade do homem em saber diferenciar o bem e o mal, é seriamente ferido no rosto ao fazer uma emboscada. Ele é encontrado pelo milionário Wilton Knight, da Knight Foundation for Law and Government, que imediatamente o leva ao moderno centro médico da organização, salvando sua vida. O melhor cirurgião plástico do país é convocado para reconstruir um novo rosto para Michael. Um que não fosse seu próprio. Michael Long é declarado virtualmente morto e Wilton o arranja uma nova identidade. Seu novo nome agora é Michael Knight.



Enquanto Michael se recupera na Mansão Knight, os laboratórios da Knight Enterprises trabalham duro. Os cientistas correm contra o relógio para preparar um sensível, indestrutível e futurístico carro computadorizado para o novo Michael. E o tempo está correndo principalmente para o milionário Wilton que acorda todas os dias cada vez mais próximo da morte, mas sempre sonhando com a justiça para todos.



Finalmente o carro fica pronto. É o Knight 2000. Ele tem um computador falante, chamado K.I.T.T., que está sintonizado com um sensor implantado no cérebro de Michael. O carro faz coisas incríveis como assumir o controle se o motorista dormir no volante, quebrar e ultrapassar paredes e caminhões.



Esse carro vai ajudar o novo Michael em sua luta contra alguns dos mais notórios criminosos da década! Porque, com a morte do milionário Wilton, que sempre se dedicou a justiça, Michael assume a sua missão. E passa a contar com a relutante ajuda do amigo e assistente de longa data de Wilton, Devon Shire.




Para o mundo Michael Long e Wilton Knight estão mortos. Mas o ideal de justiça sobrevive, ainda mais forte. Michael e o Knight 2000 partem para as estradas, vivendo toda sorte de aventuras, em defesa dos inocentes, dos fracos e dos oprimidos. E em memória de Wilton Knight, o criador da Super Máquina.

DAVID HASSELHOFF

Michael Knight é interpretado pelo charmoso e talentoso ator e cantor David Hasselhoff, que começou a atuar ainda jovem em Baltimore. Ficou conhecido nos Estados Unidos ao viver o papel de Shapper Foster na popular novela diária "The Young and The Restless".

A série SUPER MÁQUINA estreou em setembro de 82. Foi uma das mais bem sucedidas da década. Mais recentemente David Hasselhoff estrelou outra série de sucesso "Baywatch".

ELENCO

David Hasselhoff, Edward Mulhare, Patricia McPherson, Rebecca Holden, Peter Parros, William Daniels (Kitt), Peter Cullen e Paul Frees (Karr).

Confira a abertura da antiga série: VÍDEO 01, 02 e 03.



CURIOSIDADES

· A série foi um sucesso em todo o mundo, sendo apresentada em mais de 70 países.
· Em termos de mercado, a série teve um retorno financeiro muito grande. No Brasil, a empresa de brinquedos Glasslite lançou uma linha completa de brinquedos sobre a série.
· A série foi responsável pelo aumento das vendas do Pontiac Firebird Trans-Am (o carro da série), que andavam baixas nos modelos anteriores do carro. A série aproveitou o lançamento da nova geração (a quinta) em 1982 para lançar a série no mercado, visto que a Pontiac tinha contrato de exclusividade com os estúdios da Universal, que fazia a série.
· A voz do K.I.T.T. era feita no idioma original (inglês) pelo ator William Daniels, e dublada em português por Isaac Bardavid (famoso por emprestar a voz ao Wolverine no desenho e nos filmes dos X-Men, e ao Capitão Haddock no desenho Tintin). Na última temporada, a voz foi dublada por André Filho (que fez a voz de Christopher Reeve nos filmes do Superman).



· O protagonista da série David Hasselhoff só conheceu o ator que interpretava a voz de K.I.T.T. seis meses após o início da série.
· O interior do K.I.T.T. No Brasil, a série foi alvo de especulações e lendas acerca dos direitos de exclusividade para exibição da série. Uma das mais famosas diz que, na época, a Rede Globo se interessou na compra da série, mas a Universal só aceitava vender o pacote (a 1ª temporada completa e a 2ª em vias de ser produzida). Por causa do pacote, a Globo recusou a compra, achando que a série não cairia no gosto do público. De olho na compra, Sílvio Santos (que tinha participação na Rede Record de Televisão na época [meados dos anos 80), comprou a série em pacote logo depois da oferta feita à Globo, juntamente com um contrato de exclusividade com a Universal Studios em filmes e séries, e ganhou o direito de exibir a série. Primeiro na Rede Record, e posteriormente no SBT, quando Sílvio vendeu sua parte da Record para a Igreja Universal. A Globo chiou bastante na época, por ter sido preterida, e pelo horário inicial da série (aos domingos às 21 horas, que roubava quase 2/3 da audiência do Fantástico) mas diante do contrato de exclusividade assinado entre Sílvio e a Universal, a chiadeira da Globo cessou. Mas, como dizem, é apenas uma lenda...



· Em 1991, foi feito o longa A Supermáquina 2000 (Knight Rider 2000 no original), onde Michael Knight voltava a ativa após 10 anos afastado da Fundação, e instala a CPU de K.I.T.T. (que havia sido desmontado e desativado) em seu Chevy Bel Air 1957, mas o antigo chip de K.I.T.T. acabou parando na cabeça de uma policial. A Fundação prepara um novo carro, o Knight Industries Four Thousand (K.I.F.T. ou Indústrias Knight 4000, em portugês), que é um Pontiac Banshee vermelho ano 1988, onde posteriormente foi instalada a CPU de K.I.T.T.. Este longa passou no SBT, no Universal Channel, e na Rede Globo no Interncine. Destaque para o vilão Thomas J. Watts (interpretado por Mitch Pileggi, mais conhecido e aclamado como o agente Walter Skinner em Arquivo X).Neste filme o falecido ator James Doohan o Montgomery Scott de Jornada nas Estrelas fez uma ponta no filme.



· Em 1986, David Hasselhoff visitou o Brasil, quando do lançamento da última temporada da série, sendo entrevistado pelo Viva a Noite nas Cataratas do Iguaçu.
· Está previsto um filme para TV da Supermáquina com data de lançamento para fevereiro de 2008, com David Hasselhoff produzindo e atuando no filme. O carro para ser o novo K.I.T.T. já está escolhido: é um Ford Mustang Shelby GT 500 KR preto, com a luz seqüencial vermelha no capô do carro.
· A dublagem brasileira ficou a cargo da Herbert Richers, que ficou com os seguintes dubladores: Michael Knight (Júlio Chaves), Devon Miles (José Santa Cruz),
K.I.T.T. (Isaac Bardavid - Da 1ª à 3ª temporada) e (André Filho - Na 4ª temporada),
Bonnie Barstow (Fátima Mourão - 1ª e 3ª temporadas) e (Angela Bonatti 4ª temporada), April Curtis (Juraciara Diácovo - 2ª temporada), RC3 (Reginald Cornelius III) e (Nizo Neto - 4ª temporada);



· No Brasil, as três primeiras temporadas da série foram exibidas na Rede Record. E o SBT exibiu a última temporada.
· Na TV a cabo, os episódios foram exibidos pelo antigo canal USA (atual Universal Channel) da Globosat de março de 1996 a novembro de 1998, totalizando 6 (seis) reprises de todos os episódios. E o Canal 21 da Bandsat exibiu os episódios de maio de 2001 a setembro de 2002, mas sem alguns episódios e totalmente fora de ordem.
· Em Portugal foram já lançadas todas as temporadas em DVD. No Brasil ainda faltam serem lançadas pela Universal a terceira e quarta temporadas, o que ainda esta dependendo da Universal do Brasil.

SOBRE A NOVA SÉRIE

Depois do estrondoso sucesso nos anos 80, com milhares de fãs espalhados pelo mundo inteiro, a lendária Super Máquina voltou à telinha no Brasil em abril deste ano.



Esta nova série não é uma continuação do clássico da televisão de duas décadas atrás; é uma evolução esperada por muitos fãs com ação da mais alta octanagem e mais aventura do que nunca. Equipado com uma inteligência artificial e nanotecnologia, o KITT é capaz de invadir qualquer sistema eletrônico, tem armas similares à de um caça e também pode se transformar em qualquer outro veículo usando um sofisticado sistema holográfico para enganar os vilões.

KITT será conduzido por Mike Tracer (Justin Bruening), um ex-soldado que serviu no Iraque e o filho de Michael Knight (que na série original foi vivido por David Hasselhoff).

O núcleo principal da série também é formado por Charles Graiman (Bruce Davison), o cientista que criou o KITT há 25 anos; sua filha, Sarah Graiman (Deanna Russo), uma universitária que está seguindo os passos de seu pai e que é a melhor amiga de Mike; a agente do FBI Carrie Rivai (Sydney Tamiia Poitier); Alex Torres (Yancey Arias), o chefe da equipe; e Billy Morgan (Paul Campbell), o técnico responsável pelo KITT. E por falar no KITT (um Ford Mustang Shelby), a voz do carro fica por conta de ninguém menos do que o ator Val Kilmer.

Para a felicidade de quem via a série original, Hasselhoff fez uma ponta no primeiro episódio interpretando seu antigo papel.
(Fonte Knight Rider Arquive, Knight Rider online e Warner)

Confira a abertura do novo KNIGHT RIDER
Acesse o KNIGHT RIDER ARCHIVE e KNIGHT RIDER ONLINE
Divirta-se com o jogo KNIGHT RIDER ONLINE

Visite o SPEED RACER GO BRAZIL

INDICAÇÃO DO CRIATIVO: A Super Máquina em DVD!

Box 1ª Temporada Box 2ª Temporada Box 1ª e 2ª Temporada
(Clique na imagem para acessar a loja)
Post escrito originalmente no Criativo de Galochas


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também