sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A Era dos Dinossauros

Continente Único


No Rio Grande do Sul, foram encontrados os fósseis dos mais antigos dinossauros do mundo. Durante a união de todos os continentes em um só, chamado Pangéa, há 280 milhões de anos, a América do Sul era ligada a África. O Rio Grande do Sul situava-se no centro desse imenso continente e foi ali que surgiram os dinossauros. Nessa região são encontrados atualmente muitos fósseis desses animais pré-históricos. O primeiro programa mostra a formação da Pangéa, a posterior separação dos continentes e as condições para o surgimento dos dinossauros.

A lei do mais forte



As condições de sobrevivência e os animais pré-históricos que surgiram durante o período Triássico no Rio Grande do Sul e que se espalharam pelo mundo. A luta pela sobrevivência durante o Triássico, há 250 milhões de anos, causou a extinção de várias espécies de animais que hoje são encontrados fossilizados sob as rochas de algumas cidades do Rio Grande do Sul. Entre estes, estão os Rincossauros, animais herbívoros, abundantes no mundo inteiro naquela época e que eram o alimento preferido de carnívoros agressivos como o Staurikossauro, Eoraptor e Herrerasauro, encontrados em toda região sul da América do Sul.

Terríveis Lagartos



Estudos sobre os animais pré-históricos levam pesquisadores a crer que dinossauros e mamíferos tem uma origem em comum, os Amniotas, animais que não podiam viver longe de fontes de água. As descobertas científicas na área da paleontologia, como por exemplo: a galinha é um dos descendentes diretas dos dinossauros e que os mamíferos, entre eles, os humanos, descendem de um animal chamado Cinodonte, semelhante aos lobos atuais.
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também