sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Globo X Record II: Não se pode ignorar o crescimento dos concorrentes

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 


Por George Pacífico

Quem cresceu mais às custas do dinheiro do povo? A Globo com os empréstimos milionários ou a Record com o dízimo dos fiéis? Discussão para os senhores de togas pretas da justiça brasileira. A questão aqui é outra. Quem se sai melhor na hora de bater na concorrente?

O Jornalismo verdade (a marca do noticiário da Record) é muito forte, mas na prática chega a ser confuso. Há uma enorme diferença entre fazer jornalismo de verdade e fazer jornalismo com a verdade utópica das religiões. Enquanto uma emissora recorre aos princípios mais do que básicos do bom jornalismo, a outra utiliza as citações de uma biografia do próprio acusado. Isso é, no mínimo, legislar em causa própria.

Quando o assunto é o Bispo Edir Macedo, a verdade no jornalismo da Record é única: "Trazei o dízimo e eu abrirei as janelas do céu. O dízimo neste caso é uma matéria de dez por cento, ou melhor, dez minutos para agradar o provedor das benfeitorias da emissora.

No entanto, ainda existem outras verdades no jornalismo da Record. A Globo está sim incomodada com a perda da audiência para a emissora do Bispo, assim como Silvio Santos também. Isso é o mercado televisivo. Nenhuma emissora, nem mesmo a Globo, é tão autônoma a ponto de ignorar o crescimento da concorrência. Isso é levar em consideração a conjuntura do momento.

Agora, é preciso tratar os assuntos com isonomia, ou seja, tratar os grandes como grandes e os pequenos como tal. Nesse caso, a denúncia do Ministério Público de que a segunda emissora do país recebe dinheiro de uma quadrilha é um gigante. E aí cabe, sim, dez minutos ou até um Globo Repórter inteiro. A diferença fundamental está na forma e no conteúdo. Nesses quesitos, a Record ainda continua na vice-liderança. Principalmente quando trata um assunto como este em uma "resposta aos ataques da Globo", quando o que se espera é apenas uma cobertura jornalística verdadeira, seja com dez ou vinte minutos.


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também