terça-feira, 4 de agosto de 2009

Links de Qualidade – Como obter?

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Mestre SEO de Fabiane Lima em 03/08/09

Olá leitores da MestreSEO!

Avaliar a relevância de uma página através da qualidade dos links de entrada representou um grande passo na evolução das search engines – dessa maneira é mais fácil excluir páginas sem relevância e spams dos resultados do que apenas classificar os resultados considerando os fatores onpage.

Entretanto, nem todos os links são considerados pelos algoritmos – links irrelevantes são desconsiderados e, dependendo do tipo do link, pode até levar a punição do site. Um exemplo desse tipo de situação pode ser observada quando há uma punição de um site devido a uma grande quantidade de links irrelevantes – eles podem ser vistos como uma tentativa de manipulação dos resultados. Ou seja, muito mais interessante que apenas obter links é conseguir links de sites de autoridade e confiança – e esse tipo de links não são tão fáceis de se obter, sendo um dos grandes desafios de uma campanha de link building.

sheriffMas o que são links de autoridade?

Links de autoridade são links que vem de sites que geralmente estão entre os primeiros resultados para determinadas pesquisas – e que são considerados autoridade num determinado assunto. Outro fator levado em consideração na análise dos links é a posição em que eles estão na página – links em sidebar, rodapé ou em páginas genéricas de links geralmente não tem tanto valor, independente do trust do site.

Como Conseguir Links de Qualidade?

1 – Conteúdo, Redes Sociais e Linkbait

Embora para o link building de um site seja importante oferecer conteúdo de qualidade, seus usuários não vão adivinhar que esse conteúdo existe e quando foi criado. Portanto, utilizar as redes sociais e facilitar o acesso através de feeds são ótimas idéias. Aliás, o Leandro Motta escreveu um artigo bem interessante sobre a otimização para as mídias sociais.

Ainda sobre o conteúdo, as famosas listas "top 10" (e outros números) são uma ótima maneira de sintetizar idéias, dicas, matérias e serviços sobre um determinado assunto. Portanto, faça uso delas sempre que for possível – é uma maneira interessante de oferecer conteúdo resumido e útil ao seu usuário. Aliás, essas listas do tipo Top 10 são o caso mais comum de linkbait.

Outra maneira de se fazer linkbaits em seu site é através de notícias. Mantenha-se sempre atualizado sobre sua área de atuação e esteja preparado para escrever sobre elas. Entretanto, sempre forneça informações relevantes e não se contente em copiar e colar notícias – conteúdo inédito e personalizado é essencial. Crie polêmicas, desafie opiniões, proponha novas idéias.

2 – Seja Ativo na Comunidade

Comentar em outros blogs, nesse ponto, é essencial. As pessoas, assim como você, adoram saber que estão sendo lidas e ter feedbacks à respeito dos assuntos que abordam. Outro ponto positivo é que através de comentários em blogs podem ser geradas discussões interessantes – além de complementar seus conhecimentos à respeito do assunto abordado. Portanto, todos saem ganhando.

As search engines analisam os links como se fossem votos dados as páginas. Portanto, para se tornar visível e subir nas pesquisas, é essencial para os trabalhos de SEO ter um carinho especial com o link building e a forma como ele é feito – concentrar esforços para conseguir links relevantes e de qualidade é mais interessante do que apenas obter links de qualquer lugar.

SMX São Paulo 2009
Artigo produzido por Mestre SEO - Otimização de Sites.
Aproveite que você assina o nosso Feed e acompanhe-nos no Twitter ou participe da nossa comunidade no Orkut.
Artigo Original: %%Links de Qualidade – Como obter?%%


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

1 comentários:

Anônimo disse...

É tão verdadeiro isso que recorro ao teu site para tirar alguma dúvida, aprender e ficar atualizada com as coisas referentes à Internet.

Camilla :)

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também