quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Marketing na Internet – Promova-se na Web

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Mestre SEO de Ana Carla Soane em 11/08/09

marketing-internetO uso da Internet como ferramenta de Marketing cresceu imoderadamente nos últimos anos. Tornou-se uma das mídias mais funcionais para a comunicação e venda. As empresas que estão vinculadas à internet conseguem ter um negócio rentável e segmentado, por isso, a notável importância de estarem atentas ao crescimento da Web no cenário nacional, participando efetivamente para que sua marca seja vista na rede.

Estar na internet atualmente é ter o diferencial para mostrar aos seus potenciais clientes, que a empresa está conectada às novas tendências, e que dá valor em todas as formas de comunicação com os clientes, parceiros, ou apenas curiosos do mundo digital.

Branding e Marketing Online

Para sua marca se destacar no mundo digital é preciso ser persistente.

No ambiente da Web é importante que sua marca tenha um valor agregado para o público, evitando que passe por dificuldades na hora em que a marca necessitar sustentar-se no meio da concorrência.

Esta concorrência deve ser sempre analisada e estudada por sua empresa, pois sabendo o que os concorrentes fazem na web, será mais fácil buscar o seu diferencial e destaque. Assim sua marca conseguirá ser reconhecida na internet.

Faça sua Marca Aparecer na Internet

Estar na web não é apenas criar um site para a sua empresa, é necessário ir além.

Os usuários da internet acessam o site de uma empresa para interagir com esse portal, procuram informações sobre os produtos ou serviços, efetivam compras, e, posteriormente, até querem receber suporte online, caso precisem.

O desafio das empresas com a internet é criar uma consistência de conteúdos de sites coorporativos e o universo das redes sociais.

As empresas começam a entender que estar em uma rede social atualmente é importante, pois é através destas redes, nas quais haverá contato direto com o cliente, se relacionando antes, durante e principalmente após a venda.

Algumas empresas já trazem as redes sociais para dentro dos seus sites, demonstrando, assim, que usam vários meios de comunicação dentro da internet. As empresas como a Dell ou Submarino são exemplos de sucesso no uso de redes sociais juntos com seus web sites.

Lembre-se que não basta apenas criar contas coorporativas em redes sociais, elas devem ser vistas como fontes de monitoramento, e de relacionamento com clientes. Isto exigirá da empresa, a participação ativa na rede em que estiver.

Com as Empresas Devem Agir em Redes Sociais?

redes-sociaisAo acabar de criar sua conta corporativa em uma rede social, o primeiro passo é ouvir. Primeiramente saiba o que é falado, e observe como as pessoas se comportam, para depois começar a agir e a falar. Procure se envolver nas "discussões" dos assuntos relevantes para a sua marca.

Para que o usuário, público, veja a sua marca é necessário criar credibilidade, procure se interagir com os formadores de opinião desta rede, veja quem são os usuários mais seguidos. Sempre saiba o que as pessoas falam sobre a sua marca e as demais, das satisfações e insatisfações. Seja sempre transparente, e não se omita caso alguém fale mal, ou destaque problemas em relação ao seu segmento de trabalho. Procure mostrar o lado positivo a todos, afinal você deve ser defensor da sua empresa e negócio, e deve sempre acreditar em sua marca.

Nunca abandone os seus seguidores, sempre mantenha contato, divulgando novos conteúdos e fazendo comentários pertinentes.

Planeje as ações que sua empresa irá fazer nesta rede, crie metas, objetivos e ações diferenciadas. Não faça publicidade em excesso, evite falar somente do seu produto ou marca. Compartilhe conteúdos relevantes, desta forma incentivará a troca de ideias e de discussões interessantes, tanto para seu negócio, como para os usuários da web.

E lembre-se que todos na sua empresa devem estar engajados e envolvidos com as redes sociais. Com o trabalho em equipe, seu negócio terá mais conteúdo a ser apresentado, em diversas maneiras, além de que será uma forma de relacionamento interno coorporativo.

Links para a sua empresa uma forma de Marketing

Uma das formas para ter divulgação na internet é a utilização de Link Building.

Sua marca, sua empresa ou mesmo você pode estar sendo citado em outros sites, e você nem sabe. Fique atento aos sites com conteúdos relacionados ao seu, pois ao ver, que sua empresa ou você foi mencionado, envie um e-mail pedindo que façam um link para a sua marca/serviço/produto/site.

Perfis Sociais podem ser feitos em sites que permitem a criação de perfis. Esses perfis podem dar uma forma de links para seu site ou suas redes sociais. Mesmo aqueles que não permitem que deixem links será uma boa forma de estar na internet e apresentar a sua marca.

Quando você tem uma empresa, é bom que ela esteja sendo encontrada dentro da rede. Uma forma de busca por sua empresa é pelo o endereço, o local que sua empresa esta. Um site da internet bastante usado para buscas por mapas e endereços é o Apontador.com; veja se a sua empresa esta nesta página ou em outras que buscam por mapas os estabelecimentos. Com essas páginas, você poderá ter links locais ou pelo menos se divulgará por lá.

Clientes também criam links. Quando felizes e satisfeitos, frequentemente voltam para o site, e até mesmo divulgam a sua marca, através de depoimentos sobre os produtos, ou citando sua marca em seu site pessoal, blogs ou redes sociais.

Patrocínios, eventos e caridades garantem links. Uma grande vantagem em patrocinar, e participar de eventos é que desta forma terá mais links apontando para o seu negócio já que a sua empresa estará sendo mostrada em outros sites, sites este que são dos eventos que você participa ou patrocina.

Caridades, ao fazer uma doação ou beneficiar alguém de alguma forma, você poderá ter links em outros sites, esses links são altamente relevantes e fornecedores de tráfego, e criam uma imagem respeitável para a sua empresa. Você mostrará que se importa com o que acontece em sua volta.

Fóruns. Esses são links segmentados e valiosos para o seu negócio. Exigirá mais esforço para construir uma marca, a ser, realmente, notada em fóruns, pois é uma tarefa que exige participação constante e contribuição regular.

Autoridades. Se você conhece alguma autoridade no ramo que atua sua empresa, será uma forma de ter uma promoção de qualidade, se estas pessoas puderem postar algum comentário em seu site, ou falar da empresa em sites pessoais.

Marketing Viral Também é Marketing

Uma maneira de propagar uma marca ou um assunto é utilizando de e-mail marketing, ou o marketing viral. Uma ferramenta excelente para gerar essa propaganda espontânea é o ebook, programa que simulam um livro no computador. Arquivos em HTML (como páginas na internet) que podem ser acessados a partir de um atalho no desktop, sem precisar de acesso a internet.

O ebook pode transformar as pessoas em agentes de divulgação de empresas ou produtos, assim seu negócio será espalhado de forma espontânea na rede.

Garanta o Marketing Online fazendo com que sua marca ou empresa esteja na internet.

Artigo produzido por Mestre SEO - Otimização de Sites.
Aproveite que você assina o nosso Feed e acompanhe-nos no Twitter ou participe da nossa comunidade no Orkut.
Artigo Original: %%Marketing na Internet – Promova-se na Web%%


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também