quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Otimização de Imagens: Qual o Melhor Caminho a Seguir?

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Mestre SEO de Bruno Miranda em 12/08/09

Um tema muito abordado em nossa área de SEO, principalmente nos últimos meses, é a otimização de imagens, que pouco a pouco tem ganhado sua importância na otimização de sites. A otimização de imagens vai desde o uso de tags (alt, title e londesc) até o nome da imagem, conteúdo onde a imagem está inserida e links.

Tag "alt"

O atributo alt é utilizado para facilitar a leitura de imagens em sites pelo Google, sendo, assim, de vital importância para o rankeamento de seu site no Google Images. A função principal desta tag é fornecer uma descrição alternativa para a imagem e funciona, também, como texto âncora quando a imagem é usada como link.

O alt text é exibido pelos browsers quando eles por algum motivo não mostram as imagens de determinados sites, ou enquanto estas imagens  são carregadas ou, até mesmo, por não estarem mais disponíveis, sendo mostrado o texto na tela no lugar de tais imagens desativadas.

Além disso, a tag alt também é utilizada pelos bots do Google que juntamente com a tag title interpreta melhor o significado da imagem e sua relação com a página em questão. Como esse texto alternativo serve para representar uma imagem (lembre-se de que não é uma descrição em si, e sim um equivalente do que a imagem significa), é de vital importância que se tenha total bom senso em produzir um texto curto e coeso com o conteúdo apresentado, além de evitar o uso de stop words (para, de, com, etc.).

Em um de seus vídeos, Matt Cutts recomendou que sejam usadas até 5 palavras no alternate text de uma imagem. Como exemplo, podemos usar um site que vende casas: ao invés de usar uma tag alt com o texto "Casas baratas em toda cidade de São Paulo", fica melhor: "Casas baratas São Paulo".

Um ponto que muitos usuários confundem quando se trata da tag "alt", é atribui-la como a responsável pela exibição do hint ou tooltip (pequena janela geralmente de fundo amarelo que aparece quando se passa o mouse por cima de uma imagem mostrando algum tipo de descrição da mesma). Esse papel é, na verdade, realizado pela tag title, como pode ser visto na imagem abaixo.

exemplo uso hint

Um exemplo de uso errado da tag alt é comumente encontrado em sites de notícias. Abaixo, um exemplo de uma imagem do site Globo Esporte, onde o alternate text está com o crédito para o autor da foto, e não com palavras relacionadas ao conteúdo da foto.

Uso incorreto tag alt

tag alt usada incorretamente

A solução, nesse caso, poderia ser simplesmente uma frase que reforçasse a idéia da imagem e do conteúdo em si, como por exemplo: "Adriano marca gol garantindo vitória".

A tag alt é obrigatória para o uso de imagens de quaisquer naturezas e, ao contrário do que muitos fazem (ou podem pensar em fazer), ela não deve ser utilizada como um meio de spam com as keywords de seu site.

Tag "longdesc"

Quando a imagem for um pouco complexa para se descrever em poucos caracteres ou os atributos alt e title não forem suficientes, como para descrições de arquivos de vídeo, áudio ou até mesmo animações, o atributo longdesc deve ser usado.

O atributo longdesc fornece ao usuário um campo onde é inserido um link para uma URL com uma descrição mais completa e relevante da imagem (ou vídeo, áudio, …) que se procura definir. Como é uma URL (página) nova, pode-se utilizar a quantidade de caracteres que for necessária.

Tag "title"

Esta tag é um complemento para a tag alt . É ela quem origina o hint já citado anteriormente e não a tag alt como às vezes as pessoas confundem. A tag title permite o uso de quantos caracteres forem necessários para completá-la (mas não é bom abusar) e por isso pode ajudar na navegação de usuários em seu site.

Assim como nas outras tags, a tag title enfrenta os mesmos problemas relacionados a spam e o mau uso desta tag representa um problema para o usuário, como pode ser visto na imagem abaixo, um texto grande demais no title da imagem:

Mau uso tag title

O bom uso destas tags é crucial para quem quer otimizar bem suas imagens, porém, abusar do uso destes campos pode trazer problemas para seu site, pois o Google tem se apurado cada vez mais nesse setor. Em especial, o atributo alt é fundamental para otimização de imagens e deve ser bem montado.

Tags a parte, alguns outros pontos também são interessantes de se considerar sobre otimização de imagens:

  • Nome da imagem
  • Formatos, Qualidade e Resolução
  • Rankeamento no Google
  • Evitar cópias
  • Relacionar conteúdos próximo à imagem
  • Imagens de fundo
  • Indexação x Robots.txt

Nome da Imagem

Encare como uma otimização de url, evitando nomes genéricos como "Image1.jpg" ou "foto8.jpg" e, além disso, sempre use hífens ao invés de underlines quando o nome passar de uma palavra. Exemplo: mestre-seo.jpg ou otimização-de-imagens.jpg.

Formatos, Qualidade e Resolução

É importante focar em formatos padrão, tais como: jpg, gif, bmp e png. Sempre lembrando que, além disso, a qualidade de uma imagem pode interferir na velocidade de carregamento, ou seja, quanto maior a qualidade, mais devagar o carregamento da página e isso vai ser determinante para o usuário continuar ou não no seu site.

O mesmo pode se dizer da resolução: quanto maior for, melhor. Mas isso  também pesa sobre o tempo de carregamento da página.  É importante considerar um meio termo entre qualidade e tamanho da imagem.

Rankeamento no Google

Duas ações podem ser decisivas em relação ao rankeamento das imagens de seu site no Google: uma delas é o cuidado de ter as imagens guardadas no mesmo domínio de seu site (muitos estudos tem mostrado isso, comprovando sua eficácia no ranking); e a outra é incluir o site no Google Image Labeler.

O Google Image Labeler, criado pelo Google, visa dar nome a todas as imagens existentes no seu banco de dados com ajuda dos próprios internautas.

Evite Cópias

Se você utiliza uma imagem que pegou em outro site, evite copiar os atributos da mesma,tais como dimensão e posicionamento pois pode ser considerado como conteúdo duplicado.

Relacione Conteúdos Próximos a sua Imagem

Técnica pouco conhecida, porém comprovada. A inserção de conteúdo logo abaixo e acima de sua imagem contendo keywords relacionadas a suas tags alt e title é de grande importância para uma maior relevância entre imagem, conteúdo na página e consequente ranking na busca por imagens.

Imagens de Fundo

Uma questão interessante é o tratamento com as imagens de fundo de seu site. Muitos devem se perguntar se seria interessante otimizá-las, e a resposta é não. Foque seus esforços em imagens que se relacionam ao seu conteúdo, ou seja, é interessante deixar as tags em branco e não se preocupar com o nome dos arquivos (formas como bg1.jpg ou background.png são aceitos neste caso).

Indexação x Robots.txt

Analise seu robots.txt e confira se os bots estão chegando até suas imagens e se o mesmo não impede de alguma forma a indexação de cada uma delas. Confira quais imagens de seu site estão indexadas através do Google Images, utilizando o comando "site: domínio.com.br". Por exemplo: site:mestreseo.com.br no Google Images.

Tenha sempre em mente a importância de se otimizar imagens. O Google vem trabalhando cada vez mais nessa área, que ainda hoje é um diferencial entre as técnicas de SEO. É importante frisar que o bot do Google responsável por rastrear imagens ainda não visita páginas com muita frequência, por isso a importância de manter todas as imagens otimizadas. Uma vez que ele passe por seu site ele certamente não voltará tão rápido.

O bot de imagens tem esse comportamento devido ao próprio fato de imagens não serem atualizadas com tanta frequência, logo, não faz sentido ficar solicitando todas imagens do site a cada visita.

Então faça testes, relacione imagens que traduzam o seu conteúdo utilizando de humor, ironia ou quem sabe até algo que choque seus leitores. Em nossa área, atualmente, estão em destaque todos aqueles que pesquisam, estudam e aplicam cada uma das alternativas que os sistemas de busca disponibilizam. Então, o que está esperando? Saiba encontrar o melhor caminho para seguir.

Artigo produzido por Mestre SEO - Otimização de Sites.
Aproveite que você assina o nosso Feed e acompanhe-nos no Twitter ou participe da nossa comunidade no Orkut.
Artigo Original: %%Otimização de Imagens: Qual o Melhor Caminho a Seguir?%%


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

Carregando...

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também