Enviado para você por Penha através do Google Reader:
Dois infográficos de fontes diferentes chamaram minha atenção essa semana. Apesar do formato similar dos dois gráficos, eles trazem óticas bastante distintas sobre a mudança de comportamento do novo consumidor digital.
O primeiro deles, publicado pela Wired, mostra como o consumidor está lidando com a nova "dieta de consumo de mídia" dentro das 24 horas de seu dia. Segundo o artigo, tão importante quanto manter uma alimentação balanceada ao longo do dia, é manter um consumo saudável de mídia, mesclando quantidade e qualidade de informações e percorrendo diferentes telas. O excesso de informação aqui é controlado, diversificado, producente.
O segundo gráfico, publicado no Information is Beautiful, hierarquiza em diferentes níveis as distrações digitais às quais estamos sujeitos ao longo do dia, e mostra como o acúmulo de alertas acaba nos distanciando das tarefas que realmente precisamos executar.
Ao mesmo tempo em que o excesso do consumo de mídia permite aos AIs explorarem novas plataformas, novas interfaces e novas situações de consumo, também exige que tudo seja projetado com cautela redobrada. A quantidade de distrações é perturbadora. Foi-se o tempo onde o usuário navegava em seu site sujeito a ruídos apenas externos ao digital. O ruído agora está na própria máquina e vem do próprio usuário. Navegação multi-abas, plugins nos navegadores, alertas de aplicativos e notificações de redes sociais – além dos gadgets que ficam sempre à mesa, vibrando e apitando freneticamente ao longo do dia. Quantas vezes você já não se pegou com o browser aberto tentando lembrar o que iria fazer?
Coisas que você pode fazer a partir daqui:
- Inscrever-se no Arquitetura de Informação usando o Google Reader
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