terça-feira, 13 de outubro de 2009

O excesso de informação para o bem ou para o mal

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Arquitetura de Informação de Fabricio Teixeira em 14/09/09


Dois infográficos de fontes diferentes chamaram minha atenção essa semana. Apesar do formato similar dos dois gráficos, eles trazem óticas bastante distintas sobre a mudança de comportamento do novo consumidor digital.

O primeiro deles, publicado pela Wired, mostra como o consumidor está lidando com a nova "dieta de consumo de mídia" dentro das 24 horas de seu dia. Segundo o artigo, tão importante quanto manter uma alimentação balanceada ao longo do dia, é manter um consumo saudável de mídia, mesclando quantidade e qualidade de informações e percorrendo diferentes telas. O excesso de informação aqui é controlado, diversificado, producente.

A dieta de mídia no novo consumidor digital

O segundo gráfico, publicado no Information is Beautiful, hierarquiza em diferentes níveis as distrações digitais às quais estamos sujeitos ao longo do dia, e mostra como o acúmulo de alertas acaba nos distanciando das tarefas que realmente precisamos executar.

Hierarquia das distrações digitais

Ao mesmo tempo em que o excesso do consumo de mídia permite aos AIs explorarem novas plataformas, novas interfaces e novas situações de consumo, também exige que tudo seja projetado com cautela redobrada. A quantidade de distrações é perturbadora. Foi-se o tempo onde o usuário navegava em seu site sujeito a ruídos apenas externos ao digital. O ruído agora está na própria máquina e vem do próprio usuário. Navegação multi-abas, plugins nos navegadores, alertas de aplicativos e notificações de redes sociais – além dos gadgets que ficam sempre à mesa, vibrando e apitando freneticamente ao longo do dia. Quantas vezes você já não se pegou com o browser aberto tentando lembrar o que iria fazer?


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

Carregando...

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também