sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Quantas visitas vale uma boa descrição de um post?

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via O Blog do Dinheiro de Custodio em 14/10/09

A grande maior parte das vezes, quando escrevemos um post, não estamos a pensar na descrição que vai aparecer nos motores de busca.  No entanto, essa descrição vai ter um impacto muito significativo no número de visitantes que recebemos.

Eu já aqui abordei um pouco este assunto, mas decidi por isto há prova e ver até que ponto poderia aumentar o número de visitas para um post, alterando apenas a descrição e título que aparece nos motores de busca.   Escolhi um post que recebe todos os dias muitas visitas para a palavra "eBay Portugal".

O post em questão foi inscrito antes de eu ter o plugin All In One SEO instalado, e que me permite alterar o título e descrição dos posts.  Como tal,  esse post tinha a descrição que vêem na imagem:

ebay portugal

Como podem ver, tanto to título, mas em especial a descrição, tirada da primeira frase do post, nada têm a ver com o eventual intuito de quem pesquisa "ebay portugal" no Google.

Alterei então o post, e preenchi os campos do All In One SEO, que estavam em branco, de forma a dar um título e uma descrição que fosse mais ao encontro de quem faz uma pesquisa a "eBay Portugal".

A actualização no Google ocorreu em menos de 24 horas, e podem ver a nova descrição na imagem:

ebay-portugal-2

Reparem que quando fiz a alteração tive o cuidado de não "mexer" com as palavras chaves "principais" do título e descrição do post, de forma a não fazer qualquer alteração que podesse baixar o meu ranking.

Os resultados

Esta alteração foi feita às 4 da manha do dia 2 de Outubro, e os resultados foram visíveis quase de imediato.  Como já passaram 12 dias desde que fiz a alteração, vou comparar o número de visitas que recebi nos 12 dias antes e depois.

Desde que fiz esta alteraçao o blog recebeu 1020 visitas para a palavra chave "ebay portugal", uma subida de 78% em relação às 572 visitas dos 12 dias anteriores.  Foram mais 448 visitantes em apenas 12 dias!

aumento visitas

Como este aumento poderia ser resultante de um aumento global de visitantes vindos de pesquisas do Google, decidi então comparar também com esses números.

Durante o periodo em análise os visitantes totais do Google subiram apenas 7.85%, de 5961 para 6429.  Ou seja, houve um aumento de apenas 468 visitas do Google, das quais a pesquisa "ebay portugal" foi responsável por 448!

Por fim, e para confirmar que esta subida tão acentuada para a pesquisa "ebay portugal" não se ficou a dever a um aumento substâncial de pesquisas para essa palavra chave, fui confirmar ao Google Insights.  Como podem ver, o volume para essa pesquisa tem se mantido mais ou menos constante.

Mais visitas = mais dinheiro

Como geralmente acontece, mais visitas traduz-se em mais dinheiro.  No mês passado só esse post rendeu 93 Euros com o programa de afiliados do eBay, portanto será de esperar que esse valor possa aumentar.  Isto para além de todos os outros benefícios de receber mais visitas: mais subscrições da newsletter, mais leitores e mais comentários.

Resumindo

A "estratégia" que acabei de explicar, e que resultou num aumento de 78% no número de visitas para um único post, é muito fácil de aplicar e resume-se aos seguintes passos:

  1. Instalar o plugin All In One SEO
  2. Procurar os posts que recebem mais visitas no Google Analytic e ver quais as respectivas palavras chaves
  3. Criar, ou alterar, o título e descrição dos posts de forma a ir ao encontro das pesquisas dos internautas.  Tomar especial atenção para não mexer com a "estrutura" das palavras chaves que já estavam no título e descrição (normalmente inclui as palavras pesquisadas) de forma a não prejudicar o post nos rankings.  Realço apenas que ao alterarem o título no All In One SEO não estão a alterar o título do post no blog!
  4. Beneficiar de todas a visitas adicionais :-)

De forma a facilitar a compreensão de tudo o que foi dito, fiz ainda este video com a informação que detalhei no post.

Idéias e Negócios

Se apenas recebe o feed RSS do Blog do Dinheiro perde o melhor! Venha ler o que os outros leitores dizem! Segue-me no Twitter @CustodioF

Quantas visitas vale uma boa descrição de um post?


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também