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O Marketing Viral é uma prática que tem como pilar fundamental a necessidade das pessoas em se comunicar, trocar informações, comentar, fofocar etc. É uma ação utilizada na divulgação de produtos, filmes, empresas etc. É algo que após ser produzido caminha por si só, navegando nas ondas da comunicação interpessoal. Sendo transmitido por todo o tipo de pessoa, para qualquer pessoa em qualquer lugar. Quando bem conduzido atinge proporções gigantescas, fazendo surgir grandes fenômenos de popularidade da noite para o dia. (Isso pode ser muito útil para sua empresa, sabia?)
Em tempos onde o Marketing Viral se torna cada vez mais comum e com uma relevância significativa, é importante conhecê-lo melhor para que sua empresa não faça spam pensando ser viral. Para evitar erros comuns o consultor de e-commerce Dr. Ralph Wilson descreveu em seu site "Os seis princípios do marketing viral", que ajudam a entender um pouco melhor esta prática, veja:
1. Distribui gratuitamente produtos e serviços com algum valor
2. Oferecer um meio sem esforço de envio para outros
3. É facilmente escalável do pequeno para o muito grande
4. Explorar motivações e comportamentos comuns
5. Utiliza redes de comunicação já existentes
O Marketing Viral é uma boa alternativa ao marketing tradicional, que na maioria dos casos se mostra dispendioso tanto em dinheiro quanto em material, além de não garantir um sucesso completo da campanha. Já o Marketing Viral, por seu caráter informal não necessita de investimento material, uma vez que suas ações são veiculadas por diversos meios de comunicação baratos, como a internet – através de vídeos, twitter, chats, blogs, lista de e-mails etc.
Viralizando
Outro aspecto positivo na utilização do Marketing Viral é a sua fácil disseminação por meio de pessoas que, interessadas pelo produto divulgado, repassam a informação para outras tantas pessoas, sem custo algum para sua empresa. Porém, é importante que o conteúdo divulgado seja relevante e desperte o interesse destas pessoas, caso contrário sua ação fracassará rapidamente.
O boca-boca é fundamental
Para entender melhor a forma como as informações são repassadas através do Marketing Viral, é importante analisar como as pessoas percebem tais informações. Assim, o grande Seth Godin publicou em seu blog um texto chamado "O que torna uma ideia viral?". Um belo texto que ajuda a reforçar o exposto no parágrafo acima. Ele afirma que ninguém "envia" ou repassa uma idéia a menos que:
1. Tenham compreendido a idéia;
2. Tenham vontade de espalhá-la;
3. Acreditem que espalhar a ideia irá aumentar seu poder (reputação, receita, amizades) ou sua paz de espírito;
4. O esforço necessário para enviar a ideia seja menor que os benefícios.
Desta forma, seu viral será distribuído para um grande número de pessoas de forma rápida, barata e com um alcance muito maior do que os oferecidos pela maioria das ações de marketing tradicional.
Exemplo
Um exemplo recente de Marketing Viral que deu certo foi o utilizado para promover o filme "Atividade paranormal (Paranormal Activity)". Que com um investimento em marketing bem abaixo dos usuais em Hollywood, alcancou incríveis somas nas bilheterias de estréia nos Estados Unidos e em vários países do mundo, incluindo o Brasil. Com vídeos distribuídos pela internet com pessoas tomando grandes sustos durante a exibição em pré-estréias, os produtores conseguiram chamar a atenção do público, fazendo com que cada vez mais pessoas se interessassem pelo filme, comentando sobre ele em sites de relacionamento como Orkut e Facebook, e em microblogs como Twitter, Meme etc., gerando um buzz muito maior que o esperado, tornando o filme sucesso de público e renda.
Cena do viral usado na divulgação do filme Atividade Paranormal
O que não fazer (ou nem tudo são flores)
Porém, existem casos em que as ações de Marketing Viral não saem como o esperado. As pessoas não se interessam pelo viral, não o repassam e a ação fracassa. Por isso, Kevin Nalty destacou "Os sete pecados capitais da propaganda por vídeo viral":
1. Criar uma vaca preto e branca (seja inovador);
2. Fingir que não está fazendo propaganda;
3. Gastar uma fortuna na produção;
4. Apenas comunicar ao invés de engajar;
5. Fazer um concurso de vídeo só porque todos estão fazendo;
6. Estabelecer metas irreais de conversão;
7. Jogar a toalha e decidir só anunciar usando vídeos virais;
6. Tirar proveito de recursos de terceiros.
Talvez o ponto mais importante desta lista seja o item 1. Porque fazer algo sem apelo, pouco interessante e que não desperte o interesse das pessoas com certeza fará sua estratégia de Marketing Viral ir por água abaixo. É preciso ser criativo, ter uma forma diferente de viral em mãos e saber exatamente o que quer veicular. Depois que ele é lançado acaba por se mover sem o controle de seus idealizadores, é importante ter isso em mente. O viral depende das pessoas para existir e a forma como você as "atinge" é fundamental!
Cuidado com o que você veicula. Muita gente pode confundir o seu viral com um spam, um e-mail chato, um vídeo sem graça etc. Seja claro no que quer e produza um conteúdo diferenciado. Afinal, é sua imagem e de sua empresa que estão em jogo. Seja profissional.
Conclusões
Como puderam ver o Marketing Viral é algo bastante relevante para se aplicar quando se quer divulgar um produto, filme, empresa ou qualquer outra coisa. Depende do interesse das pessoas em "pegar" a idéia e repassá-la, precisando por isso ser bem planejado e implementado. Com uma idéia bem trabalhada, tomando cuidados para que a ação não fracasse na primeira semana. Todo cuidado é pouco. Nas ações de Marketing Viral profissionalismo é a palavra-chave! Afinal, você não quer sua empresa tachada como chata, invasiva ou inconveniente, certo?
Planeje bem, invista em sua idéia, estude o público a ser atingido e implemente sua idéia. Os benefícios que estas ações podem gerar para sua empresa/produto serão enormes se você souber gerir as ações de Marketing Viral. Fique atento, olhe ao seu redor, estude as possibilidades e viralize!
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