quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

E-Commerce no Google Analytics – Como Instalar?

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Mestre SEO de Fabiane Lima em 19/01/10

Embora posicionamento de palavras-chave e quantidade de links sejam duas grandes preocupações quando se fala em SEO, é importante lembrar que elas não são as únicas, e que a análise de conversões se faz essencial em qualquer tipo de site, de blogs a sites e-commerce.

No último caso, uma das maneiras de se obter dados relacionados as conversões (compra de produtos), é através da configuração da aba e-commerce, no próprio Google Analytics.

A configuração dessa aba tem várias vantagens: além de mensurar o número de compras efetuado, é possível obter outros dados relevantes sobre as transações feitas e os itens vendidos, como: produtos mais vendidos, keywords de entrada para cada produto vendido (e daí obter as keywords que têm maior taxa de conversão), além de outros dados que são muito úteis para ajudar a orientar os trabalhos de SEO no site.

Como Configurar a Aba de E-commerce do Google Analytics?

Da mesma maneira que a instalação do Google Analytics no site, a aba de e-commerce necessita da inserção de um código em javascript, o qual é responsável pela coleta dos dados. Esse código é diferente do usado previamente na instalação do próprio Google Analytics e deve ser inserido na página de feedback que é retornada para o usuário quando ele finaliza a compra do produto.

Configuração do Google Analytics

Entretanto, antes de instalar o código nas páginas de feedback o primeiro passo e configurar o Google Analytics do site e setar o status de e-commerce. Para tanto, é necessário acessar a conta do Google Analytics do site (como administrador) e editar o perfil do site, conforme as figuras abaixo:

overview sites

editar perfil site

Ao acesssar a página da configuração do perfil, é necessário marcar a opção "Yes, an E-commerce Site", além de especificar qual/quais serão as moedas utilizadas no site (no caso de sites internacionais):

configurar ecommerce google analytics

Instalação dos Códigos de Tracking

Como já foi dito anteriormente, o código deve ser inserido na página de feedback de compra de cada produto, entretanto, esse código deve ser inserido na página antes que ela seja enviada para o usuário.

Abaixo, segue o código para a instalação do e-commerce no Google Analytics:

<script type="text/javascript"> pageTracker._addTrans(       "order-id", // required       "affiliate or store name",       "total",       "tax",       "shipping",       "city",       "state",       "country" );    pageTracker._addItem(       "order-id", // required       "SKU",       "product name",       "product category",       "unit price",  // required       "quantity"  //required );    pageTracker._trackTrans(); </script>

Como usar a Aba de E-Commerce?

Agora o próximo passo é utilizar os dados gerados. A aba de e-commerce estará diponível no menu principal do perfil no site no analytics:

aba ecommerce

Overview – Visão Geral

Em Overview é apresentado um panorama geral do site no período selecionado, com os seguintes dados:

  • taxa de conversão,
  • número de transações (compras),
  • média do valor de compra,
  • número de produtos comprados,
  • produtos mais comprados e
  • as fontes de tráfego que trouxeram as maiores taxas de conversão de compra.

Total Revenue – Total de Vendas

Nessa opção é apresentado um gráfico com o total de vendas e as taxas de conversão por hora, diárias, semanais ou mensais (dependendo da escolha do usuário) do período a ser analisado.

total revenue

Conversion Rate – Taxa de Conversão

Os gráficos dessa opção têm o mesmo formato da opção anterior, entretanto, aqui são apresentadas somente as taxas de conversão.

Average Order Value – Média das Vendas

Os gráficos da opção Average Order Value têm o mesmo formato de Conversion Rate e Total Revenue, mas o foco nessa opção é a média do valor das vendas.

Product Performance – Performance dos Produtos

Nessa opção é possível analisar quais produtos foram mais vendidos no site no período selecionado – por código (SKU) ou por nome – bem como conferir o desempenho das categorias de produtos (quais categorias venderam mais ou menos).

Transactions – Transações ou Vendas

O primeiro gráfico dessa opção apresenta o total de vendas por hora, dia, semana ou mês (conforme o que for selecionado) no período a ser analisado. O diferencial dessa opção é que ela fornece a possibilidade de saber os detalhes de cada transação / venda efetuada no site.

transactions

Visits to Purchase – Visitas para Comprar

Nesse gráfico é analisado o perfil das visitas que geram conversões de compra no aspecto quantas vezes os visitantes (em média) visitam o site antes de comprar algo. Assim como nas opções anteriores, é possível selecionar o período que se deseja analisar.

visits to purchase

Days to Purchase – Dias para Comprar

Essa opção é semelhante à anterior quanto à apresentação dos dados, entretanto, aqui o foco é a quantidade de dias que se passa entre a primeira visita e a visita que levou à compra.

Outras Funcionalidades da Aba de E-Commerce

Além das funcionalidades acima, a configuração da aba de e-commerce pode fornecer vários outros dados bastante interessantes, acessíveis em outras seções do Google Analytics. Para verificar onde encontrar esses dados, basta ficar atento aos locais onde a opção de e-commerce pode ser encontrada:

dados ecommerce

Um dos locais onde esses dados são acessíveis é na análise de keywords do site (acessível pelo caminho: Traffic Sources -> Keywords). Ao acessar a opção "Ecommerce" é possível analisar as taxas de conversão de compra para cada keyword de entrada do site, por exemplo:

keywords conversão

A análise desses dados citados como exemplo é útil por fornecer uma métrica a mais no processo de escolha das keywords que terão foco nas próximas etapas de otimização do site. E esse é apenas um exemplo do uso dos dados fornecidos pela configuração do E-commerce.

Conclusões

Como é possível perceber, essa configuração abre um grande leque de possibilidades de análises das taxas de conversão – sob diversos fatores de influência, como: keywords, fontes de tráfego, categorias do próprio site e até mesmo o layout das páginas de produto (se forem realizados testes) – o que a torna essencial para a otimização do site quanto às suas conversões.

Se você tem alguma dúvida quanto ao uso da aba de e-commerce ou gostaria de fornecer uma dica de uso, deixe um comentário. E aguarde que em breve divulgaremos mais dicas sobre o uso dessa ferramenta.

Artigo produzido por MestreSEO, empresa especializada em Otimização de Sites. Não perca a oportunidade de conferir as nossas ferramentas de SEO.
Artigo Original: E-Commerce no Google Analytics – Como Instalar?

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