sexta-feira, 14 de maio de 2010

Conselho Estadual da Saúde aprova Política de Atenção à Saúde da População N...

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Últimas Notícias em 14/05/10

A Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da População Negra foi aprovada pelo Conselho Estadual de Saúde. Segundo a coordenadora da Seção de Saúde da População Negra do Departamento de Ações em Saúde da Secretaria da Saúde, Maria Salete Macedo, a necessidade dessa política se dá principalmente pelas desigualdades e pela falta de qualificação nas informações de saúde com relação ao quesito raça/cor, o que impede que se trace um perfil epidemiológico dessa população.

Constituída por um grupo de trabalho intersetorial, interdisciplinar, multidisciplinar e interinstitucional, a Política tem como marca reconhecer o racismo, as desigualdades étnico-raciais e o racismo institucional como determinantes sociais das condições de saúde, com vistas à promoção da equidade em saúde. \|Atuaremos, principalmente, contra o racismo institucional, pois se trata de uma política transversal, com formulação, gestão e operação compartilhadas entre as três esferas de governo, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS\|, enfatiza Maria Salete.

A Política focará na identificação de doenças geneticamente determinadas (anemia falciforme, por exemplo), na prevenção de doenças prevalentes (hipertensão, diabetes, miomas, pré-eclâmpsia, entre outras) e nos determinantes sociais de vulnerabilidade dessa população.

As ações serão implantadas gradativamente, articuladas com as políticas já existentes e executadas pela Secretaria da Saúde. Nos municípios, serão inseridas no conjunto de ações da atenção básica. As capacitações de profissionais de saúde e a produção de materiais educativos serão viabilizados com recursos previstos no Plano Anual em Saúde do Departamento de Atenção a Saúde. Quatro seminários com diversas temáticas já estão programados para este ano. \|A política nacional é recente, de março de 2009. A aprovação, no Rio Grande do Sul, ocorreu agora, mas suas metas e ações já constam do Plano Estadual de Saúde 2009/2011 e do orçamento de 2010 do Estado\|, finaliza Maria Salete.


Leia Mais

 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também