terça-feira, 31 de agosto de 2010

Blogger completa 11 anos com novidades

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Google Discovery de Marcos Lemos em 31/08/10

blogger Blogger completa 11 anos com novidadesNeste mês de agosto (2010) o Blogger – serviço mais popular de criação de blogs no mundo – completou 11 anos de existência e foi um ano repleto de novidades e melhorias, o que confirma esta plataforma como uma grande solução para se publicar na internet com custo praticamente zero. Além dos muitos "presentes" que ganhamos ao longo desse ano, há uma grande festa para hoje (31 de agosto) em todo o mundo.

O Blogger não pode ser chamado apenas de "alternativa" para publicação de conteúdo na internet, mas é de fato uma eficiente e completa ferramenta para toda e qualquer pessoa dar vazão às suas idéias, seja em forma de posts, áudio, vídeo e imagens. Se o modelo de blogs conquistou milhares de usuários em todo o mundo e se tornou um ícone da comunicação entre as novas mídias digitais, grande parte desse êxito se deve ao Blogger que ajudou a popularizar esta expressão.

Sendo tão popular, nada mais justo que ter uma festa, ou melhor, não uma, mas muitas festas simultâneas por todo o mundo. A idéia da equipe do Blogger é bem simples e interessante: os usuários mesmo organizarem festas locais, convidando os blogueiros amigos. Você pode ver onde haverá uma festa mais próxima de você no MeetUp BloggerFiesta.

Só as novidades e melhorias do Blogger ao longo desse ano de 2010 (que são grandes presentes para o aniversário de 11 anos) já mostram o quanto essa plataforma é fácil e democrática – sem deixar de ser altamente profissional e eficiente, atendendo todos os níveis de usuários e necessidades. Mesmo em comparativos com sistemas como o WordPress, chega a ser mais completo e muito mais intuitivo para usuários padrão. Bom exemplo disso é o novo "Designer de modelo" onde qualquer pessoa pode criar um layout exclusivo.

blogger designer modelo Blogger completa 11 anos com novidades

Isso sem contar o exclusivo painel de estatísticas totalmente integrado ao blog, que não exige instalação de códigos e apresenta dados em tempo real das visitas recebidas. E, seguindo esse modelo de integração de serviços e aplicações, outra facilidade é o funcionamento em conjunto também com o Google AdSense, para monetização de blogs e sites, e o Google FeedBurner, para queimar Feeds e gerar newsletters do conteúdo do blog.

Claro, nem tudo são flores nessa plataforma e muitas melhorias ainda são esperadas, como um tão sonhado novo modelo de formulário para comentários – pois o modelo atual é muito limitado e nada customizável. Há também a dificuldade de aplicação de técnicas mais elaboradas de SEO, que ajudam na melhor indexação nos mecanismos de busca, entre outros pequenos detalhes.

De toda forma o Blogger tem se provado um serviço viável, prático e completo para quem quer conquistar espaço na internet, ampliar horizontes, gerar conteúdo e interagir com outras milhares de pessoas. O Blogger contribui com a democratização da informação na internet, é gratuito e totalmente aberto, contando com a marca de qualidade dos serviços e produtos Google. Em poucos passos você também pode criar o seu blog e ampliar o coro dos "parabéns" ao Blogger.

Marcos Lemos é editor do [ Ferramentas Blog ], a convite do Ricardo Fraga, para o Google Discovery.

---
Artigos relacionados no Google Discovery

  • Blogger completa 8 anos de existência
  • Blogger ganha mais novidades
  • Gerente do Blogger se despede do Google após 5 anos
  • Importar e Exportar dados no Blogger
  • Blogger implementa opção de páginas estáticas


  •  
     

    Coisas que você pode fazer a partir daqui:

     
     
    TwitThis
    Share |

    0 comentários:

    ;

    Pesquisa na WEB

    assine o feed

    siga no Twitter

    Postagens

    acompanhe

    Comentários

    comente também