terça-feira, 16 de novembro de 2010

Google alerta para prisão de dados no Facebook

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Google Discovery de Renê Fraga em 14/11/10

GoogleFacebook Google alerta para prisão de dados no FacebookCom o objetivo de mostrar o lado negro do Facebook, o Google lançou um aviso através da API do Google Contacts que informa seus usuários sobre a falta de uma funcionalidade de portabilidade de dados que possibilite exportar contatos da maior rede social do mundo.

Por um porta-voz do Google informou que "muitas vezes os utilizadores não estão cientes de que, uma vez que tenham importado os seus contatos em sites como o Facebook ficarão efetivamente presos. Esperamos que a reciprocidade será um passo importante para criar um mundo de dados abertos, e que este movimento irá incentivar outros sites a permitir que os usuários possam automatizar a exportação dos seus contatos também".

No último dia 06 de novembro, o Google anunciou o bloqueio do acesso do Facebook aos dados de seus usuários, principalmente os contatos do Gmail e Orkut. "Não permitiremos mais que sites automatizem a importação de Google Contacts, a não ser que permitam exportação semelhante para outros sites", afirmou a empresa.

Embora o Google tenha boas intenções, a forma como foi conduzido o bloqueio parece não ter agradado os usuários. Agora, ao tentar acessar a API do Google Contacts, uma página intitulada "Aprisione meus contatos agora" é exibida aos usuários e requer uma ação manual do usuário para dar seqüência a importação dos dados.

"Ei, espere um segundo. Você tem mesmo certeza que deseja importar as suas informações de contato e amigos para um serviço que no futuro não vai lhe permitir exportar essas informações do mesmo modo? Para deixar claro: você foi direcionado para essa página por um site que não permite do mesma maneira que você exporte seus dados para outros serviços, travando os seus dados de contatos e amigos que na verdade lhe pertencem. Então, quando você importar os dados lá, você não mais será capaz de tirá-lo. Achamos que isso é uma coisa importante para você saber antes de importar os dados. Apesar de discordarmos veementemente desse protecionismo de dados, a escolha é sua. Porque, afinal, é você quem deve ter controle sobre seus dados."

google dados facebook Google alerta para prisão de dados no Facebook

Google é o único que não pode importar os dados do Facebook

De acordo com Danny Sullivan, editor do Search Engine Land, o Facebook permite apenas que o Yahoo! e a Microsoft possam criar serviços que importam seus amigos do Facebook, enquanto o Google não pode obter esses dados.

"Facebook simplesmente não quer exportá-los em massa para o Google. A não ser que, suponho, que surja um negócio com o Google. Os contatos não são seus. Pertencem ao Facebook, e só podem ser exportados para os parceiros de negócios que o Facebook está de acordo".

---
Artigos relacionados no Google Discovery

  • Guerra Social: Facebook bane Google Friend Connect
  • Facebook permitirá esconder aplicações no perfil
  • Google bloqueia Facebook de acessar dados de usuários
  • Yahoo! enfrenta processo por fornecer dados às autoridades chinesas
  • Facebook inova ao integrar chat online


  •  
     

    Coisas que você pode fazer a partir daqui:

     
     
    TwitThis
    Share |

    0 comentários:

    ;

    Pesquisa na WEB

    assine o feed

    siga no Twitter

    Postagens

    acompanhe

    Comentários

    comente também