quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Eli Manning, vencedor do Superbowl: Um exemplo de liderança

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Sobre Administração - O blog dos administradores de Cláudio Henrique em 06/02/12

Para aqueles que não são fans de futebol americano, ontem dia 05 de Fevereiro de 2012 foi realizado o Super Bowl XLVI, a final da NFL (liga profissional de futebol americano), e o principal evento esportivo americano.

Eli Manning, vencedor do Superbowl: Um exemplo de liderança Após um confronto emocionante entre os favoritos Patriots contra os Giants, decidido nos minutos finais, Eli Manning, quarterback do Giants levou novamente o titulo, e gravou seu nome na elite dos QBs da liga, e principalmente, mostrou novamente suas principais armas: a liderança e a maestria para conduzir seu time à vitória nos momentos críticos.

Eli Manning é irmão, do também quarterbackPayton Manning dos Colts, já citado em artigos aqui no Sobre Administração. Apesar de já possuir um titulo de Super Bowl, a crítica da imprensa especializada costuma ser forte sobre ele, algo comum com times de Nova York, porém nesta temporada Eli mostrou seu poder de liderança e seu talento, superando as adversidades e conduzindo o seu time à vitória do Super Bowl 2012.

Leia também: 

  1. Esporte e Gestão: Analogia entre os líderes de empresas e os líderes do esporte
  2. Apple e Colts – As empresas e a dependência de seus maiores líderes

E hoje vamos identificar e analisar algumas das características principais que tornaram a liderança de Eli Manning tão significativa para a sua equipe, time e torcida:

Preparação: você conhece bem seus concorrentes? Possui conhecimento para prever seus movimentos táticos? Passa algum tempo estudando eles? Provavelmente a resposta para todas estas perguntas, se feitas para o QB, serão positivas. Eli passa dias se preparando para cada jogo, estudando fortemente cada caracteristica da defesa adversária para conseguir sucesso em seu jogo.

Algo que deveria ser feito constantemente pelos líderes de empresas nos dias de hoje: estudar ao máximo os seus concorrentes e o mercado, para que através do conhecimento prévio, possa m traçar estratégias vencedoras.

Execução: Ser capaz de transformar todo este estudo e planejamtno em ação é algo imprescindível para um QB de elite, e isto Manning demonstrou fazer bem esta temporada. Usando planos de jogo sólidos foi capaz de conduzir seu time ao titulo.

E para um administrador não é diferente, você precisa ter um planejamento bom, mas é essencial que tenha uma execução muito boa também. Caso contrário, você ficará estagnado, com muitas idéias e informações, mas pouca coisa realizada efetivamente, o que atrapalhará você e sua empresa.

Adaptabilidade: O que acontece quando Eli recebe uma chamada de jogada do seu treinador, passa a seus companheiros, mas na hora da execução percebe que a defesa adversária está preparando uma jogada que pode anular seu ataque? Ele reconhece a ameaça, analisa o risco e adapta a instrução do seu treinador para uma solução melhor para aquele cenário, conseguindo assim um maior potencial de sucesso.

O mesmo podemos esperar dos lideres de negócio: adaptabilidade para mudar o plano de ação estratégico quando o cenário ficar desfavorável, sendo flexível e dinâmico, e transmitindo isto de forma clara aos seus liderados.

Se destacar sobre pressão: É aqui que Eli mostra toda sua força. Em situações onde existem muita pressão, tanto na jogada (em situações de blitz por exemplo) como durante o jogo, o que mostra seu poder de ser decisivo quando seu time esta perdendo. Por duas vezes ele virou uma partida de SB, e isto é algo notável no futebol americano.

Quantos lideres conseguem ser produtivos em momentos de crise e tensão? São nestas situação que os verdadeiros lideres aparecem, e Eli Manning tem se mostrado incrível. É, sem dúvida alguma, um grande exemplo de liderança para os administradores que almejam ser profissionais de sucesso, conduzindo suas equipes ao lugar mais alto do pódium.

-

Novamente o esporte nos mostra a importância da preparação, do estudo, da coragem e da habilidade de olhar oportunidade nas adversidades. E você, tem alguma destas qualidades? Como enfrenta as adversidades? Deixe seu comentário, participe!

Leia também:

  1. Esporte e Gestão: Analogia entre os líderes de empresas e os líderes do esporte
  2. Apple e Colts – As empresas e a dependência de seus maiores líderes
  3. Liderança em comunidades virtuais: o novo patamar do líder


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também