Enviado para você por Penha através do Google Reader:
No Brasil, uma das formas antigamente anunciada como otimização de sites (de forma errada) e atualmente corrigida para cadastro de sites, ou cadastro de sites em diretórios, ou cadastro em sites de busca é também uma técnica de SEO válida e interessante de usar em uma campanha de Link Building.
A Importância dos Diretórios de Sites
Diretórios de sites são sites na Internet que funcionam como uma biblioteca: possuem várias seções organizadas por tópicos, categorias e subcategorias. Incluir um site em um diretório é como incluir um livro em uma biblioteca: você escolhe o tema e a categoria que melhor se aplicam e deixa o livro catalogado da maneira correta, tal como o site.
Da mesma forma que as pessoas vão até a biblioteca procurar informações, as spiders dos sites de busca, e também as pessoas, vão aos diretórios de sites consultar as categorias e procurar informações. Em especial, as spiders vão coletar informações para o seu banco de dados e organização do seu índice nas páginas de resultado de uma busca.
Mas nem todo diretório é igualmente importante…
Link Building e Cadastro de Sites
O cadastro de sites em diretórios é um passo dentro do contexto geral de uma campanha de Link Building. Ao cadastrar um site em um diretório e o site receber aprovação para aparecer na listagem de sites deste diretório, surge um novo e importante link para o site a ser divulgado.
Como já dissemos aqui no SEO Dicas/MestreSEO, a forma de aumentar o PageRank, e, por consequência, aumentar visitas de um site, é conseguindo links para as páginas do site. Para quem não está familiarizado, eu recomendo uma leitura do post o que é PageRank, para entender como funciona o PageRank.
Contudo, não basta simplesmente fazer uma busca no google por diretórios de sites e cadastrar um site em todos os resultados da busca. O google, e os demais buscadores, não tratam todos os diretórios da mesma forma, pois nem todos os diretórios são idôneos, é necessário um pré-julgamento antes de cadastrar o seu site em diretório.
Escolher Diretórios para Cadastro
Só para constar, a busca diretórios de sites no google tem mais de 2 milhões de resultados, e a busca cadastro de sites, quase 500 mil. Felizmente o google, de alguma forma, já fez uma pré-seleção dos diretórios aos quais podemos dar atenção, mas ainda assim, devemos analisar a proposta destes sites para definir se realmente vale a pena o cadastro.
Antes de cadastrar o seu site em um diretório, avalie qual a proposta deste diretório. Por exemplo, os buscadores normalmente dão maior confiança a diretórios que possuam revisores dos sites, ou seja, diretórios que façam uma checagem se o seu site segue à determinadas regras (que variam com o diretório), para ser listado.
Por outro lado, diretórios "pague e você está dentro" tem sua credibilidade em dúvida. Por quê? Porque o google vê nos diretórios uma fonte confiável de informação, vê que os diretórios são fontes de sites de confiança, sites relevantes e que vão beneficiar o usuário. Se o diretório não for assim, os buscadores não dão tanta consideração para os links do diretório.
Mas isso não significa que diretórios pagos devam ser desprezados, pois o Yahoo! Directory é pago e é de confiança, pois possui revisão editorial do site, ou seja, quando você cadastra seu site no diretório do Yahoo!, uma pessoa verifica se o seu site segue as regras e inclui o seu site ou não.
Uma outra política praticada por alguns diretórios, com a qual se deve tomar cuidado, é a troca de links. Alguns diretórios somente permitem que você cadastre o seu site se, e somente se, você colocar no seu site um link de volta para o diretório. O problema aqui é que pode ficar caracterizada a troca de links (técnica black hat), que é punida pelo google.
Além da troca de links, diretórios com muitas propagandas são duvidosos. Diretórios gratuitos que permitam que você pague para estar na página inicial ou para estar listado devem deixar isso claro, ou seja, devem deixar explicito uma área de "links patrocinados", onde só aparecem os sites que pagam.
PageRank, Link Building, Diretórios
Para encerrar, a dica de SEO é: não fique iludido com diretórios que possuam um alto PageRank, o google pode não estar considerando os links deste diretório se este não for um diretório sério para cadastro de sites.
Aposte em diretórios que tenham sua política de revisão editorial para inclusão em sua listagem de sites. Estes sim serão relevantes. Os links que surgirem destes diretórios certamente serão de grande peso e valor para o seu site, aos olhos do google.
Abraços! Não deixe de assinar o nosso feed e até a próxima!
Artigos Relacionados
Os Benefícios que os Links trazem para o seu Site
Link Building: O Outro Lado da Moeda
Link Building: Como Ganhar Links e Reputação
Link Building: Aumente o PageRank com Linkagem Interna
Como o Link Building influencia no posicionamento de um site?
Otimização de Sites e Links Patrocinados
Procurando uma empresa séria, experiente e com conhecimento em Otimização de Sites ou Links Patrocinados?
Entre em contato e solicite um orçamento.
Coisas que você pode fazer a partir daqui:
- Inscrever-se no Mestre SEO usando o Google Reader
- Comece a usar o Google Reader para manter-se facilmente atualizado com todos os seus sites favoritos
0 comentários:
Postar um comentário